Nacional Titulo
PF prende grupo suspeito de cometer crimes ambientais
Por Do Diário OnLine
29/06/2007 | 16:32
Compartilhar notícia


A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira a ‘Operação Ouro Verde 2’ no Pará, Belém e no Maranhão. Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 30 mandados de prisão e outros 34 de busca e apreensão.

De acordo a assessoria da Polícia Federal, entre os envolvidos estão ex-funcionários públicos, hackers e 155 empresários do setor madeireiro, que teriam provocado um "enorme" desmatamento na floresta Amazônica. 

Além de crime ambiental, eles teriam praticado corrupção ativa e passiva, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e violação de sigilo funcional.

O grupo teria fraudado o sistema informatizado que emite o DOF (Documento de Origem Florestal), exigido pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o transporte de madeira e de outros produtos florestais de origem nativa. Em apenas uma das operações fraudulentas, o grupo teria obtido lucro ilícito de R$ 16 milhões.

As investigações da Polícia Federal apontam também que os hackers teriam desbloqueado, pela Internet, o Cadastro Técnico Federal do Sistema do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará.

Em outubro de 2005, a Polícia Federal, o Ibama e os ministérios do Meio Ambiente e da Justiça realizaram a primeira versão da Operação Ouro Verde, para combater práticas irregulares de exploração dos recursos florestais nos Estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;