Internacional Titulo
Saddam Hussein passou por cirurgia de hérnia
Por Da AFP
12/10/2004 | 15:12
Compartilhar notícia


O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi operado de uma hérnia há duas semanas e passa bem. A informação foi revelada nesta terça-feira por autoridades iraquianas e pelo exército americano.

"O ex-presidente goza no momento de um bom estado de saúde depois de há duas semanas ter sido operado de uma hérnia no hospital Ibn Sina. A intervenção cirúrgica foi um êxito", afirmou o ministro iraquiano dos Direitos Humanos, Bajtiar Amín.

O hospital se encontra nas dependências do antigo palácio presidencial, que hoje forma a chamada Zona Verde — setor com segurança reforçada onde estão a sede da administração iraquiana e as embaixadas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

Um porta-voz militar americano confirmou a realização da cirurgia e afirmou que ela se tratava de uma intervenção rotineira e sem complicações. "De modo geral, o estado de saúde de Saddam é bom".

A porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Iraque, Nada Dumani, disse que uma delegação da entidade visitou Saddam Hussein no princípio de outubro, mas não o viu após a cirurgia. "Visitamos o ex-presidente em uma sala da prisão e não no hospital. Falamos com ele muito rápido".

O ministro iraquiano do Interior, Fala al Nakib, que esteve com o ex-ditador até o dia 20 de setembro, havia declarado ao jornal árabe Asharq al Awsat que sua saúde era boa. Saddam Hussein, 67 anos, foi capturado pelo exército americano em dezembro de 2003.

De acordo com Nakib, o ex-presidente segue preso em um cárcere fora de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;