Como posso ter pais em idade avançada, saber que eles dependem única e exclusivamente de mim e, mesmo assim, dar conta de ser um executivo de sucesso?
Certa vez, estava conversando com uma repórter que, além de muito competente, conseguia conversar sobre muitos temas e criar empatia. Foi uma conversa que rendeu muita coisa boa, inclusive a pauta deste artigo. Como posso ter pais em idade avançada, saber que eles dependem única e exclusivamente de mim e, mesmo assim, dar conta de ser um executivo de sucesso? Acredito que o maior segredo é a organização. As atividades mais comuns nesse cenário serão as de levar os pais aos médicos e eventualmente acompanhá-los em tratamentos.
Seguem algumas dicas bacanas para quem vive uma situação como essa: 1. Organize-se e tenha uma agenda com aberturas para eventuais emergências; 2. Planeje sua semana no domingo, assim você já tem clareza se precisará de ajuda extra para dar conta de seu trabalho e de seu papel de filho; 3. Tenha pessoas de sua confiança para levar seus pais ao médico se necessário; 4. Tenha um médico de confiança, com uma relação sólida desenvolvida; 5. Tenha profissionais da saúde (fisioterapeutas, fonoaudiólogos...) na sua rede de contatos, caso precise destes profissionais; 6. Reserve espaço na sua agenda para sair com seus pais, ir a um restaurante, a uma exposição. Tenha espaço na agenda para uma relação de qualidade; 7. Ligue para seus pais todos os dias. Demonstrar interesse irá ajudar na relação e você estará mais próximo para antever possíveis problemas. Para eles, isso também é bem importante; 8. Faça-os sentir que valeu a pena tanto investimento em você, deixando claros os limites de sua vida e de seu trabalho; 9. Converse com eles sobre os seus melhores horários para falar ao telefone e da importância de seu trabalho para você. Isso evitará alguns transtornos, caso você não posa atendê-los no momento exato da chamada; 10. Demonstre afeto, mas deixe claro que os principais responsáveis pela vida e pala saúde deles são eles mesmos e que todos colherão os frutos que eles plantarem. Portanto, eles devem tomar cuidado; 11. Deixe claro para o seu chefe se seus pais entrarem em um período de mais acompanhamentos. Conte o que tem feito para delegar esta tarefa, cumprindo o papel de filho, mas sem deixar de lado suas obrigações para com o trabalho;
Quando não ocorre equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional, problemas podem ocorrer. Do ponto de vista da empresa, você pode não corresponder a todas as expectativas. Do ponto de vista dos pais, o filho pode não estar se dedicando suficientemente para aqueles que tanto se dedicaram por eles. Do ponto de vista do executivo, você tem a sensação de fazer muito, mas não agradar ninguém. E por tudo isso é importante essas esferas caminharem em equilíbrio. Siga confiante e boa sorte!
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.