Cultura & Lazer Titulo Música
Música direto das minas gerais

Juliana Perdigão lança CD de estreia após dez anos de estrada

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
02/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cantora e instrumentista, a mineira Juliana Perdigão é figura que batalha na cena independente de Belo Horizonte já há dez anos. Na bagagem, participações em grupos de música pop/indie como Graveola e Lixo Polifônico. Já fez choro, tocou em bandas de percussão e sinfônica. Até em projeto punk/surf já esteve, além de ter participado do grupo vocal Voz e Cia.

Nome que faz parte da nova geração da MPB, ela agora tira do bolso 'Álbum Desconhecido' (YB, R$ 20 em média), primeiro trabalho da carreira solo. As diferenciadas experiências musicais explicam as diversas texturas melódicas apresentadas no disco.

Recheado por 13 composições, 'Álbum Desconhecido' apresenta sonoridade orgânica e conta com várias experimentações. "Não tem nenhum recurso eletrônico, a não ser a tecnologia usada para gravação, edição, mixagem e masterização. Os arranjos de base gravamos ao vivo no estúdio. Só a voz, os sopros e as formações específicas de cada arranjo foram gravadas posteriormente", conta Juliana.

Clarinete, flauta, piano, percussão, marimba, sitar e viola - além dos instrumentos de praxe e indispensáveis como guitarra, violão e bateria - são alguns dos aparatos que se misturam à deliciosa voz da cantora. Faixas delicadas como 'Miroir' dão cor ao trabalho. 'Vendaval' é outra entre os destaques. Traz boas harmonias de contrabaixo e bateria arranjada com vassourinha.

A maioria das faixas são inéditas e foram escritas por autores com os quais Juliana tem proximidade. "Luiz Gabriel Lopes, Thiakov, Cristiano Vianna e Pedro Portella são compositores residentes em Belo Horizonte, amigos e parceiros de música. Romulo Fróes, Nuno Ramos e Tulipa Ruiz são figuras que eu estive paquerando de longe e agora estamos em contato."

Com Luiz Gabriel Lopes (guitarra), Thiakov (contrabaixo), Mateus Bahiense (bateria) e Maurício Ribeiro (teclados), músicos que gravaram o disco, Juliana toca desde 2009.
Segundo ela, foi natural entrar no estúdio com esse time. "Tocávamos em shows a maior parte do repertório que foi gravado, portanto já havia intimidade com cada uma das canções", diz. A cantora conta que as gravações foram um grande aprendizado, além de terem sido divertidas.

De sua vitrola saltam canções de nomes como Pixinguinha, Tom Jobim, Beatles, Gilberto Gil e Billie Holiday. "Muita influência vem também através da troca com colegas de geração que estão fazendo música agora", diz. Tulipa Ruiz, Kristoff Silva e Graveola são alguns deles.

Além do CD físico, o disco está disponível para 'donwload' gratuito no site soundcloud. "Converso com artistas que se dizem contra a disponibilização gratuita. Mas por alguma razão intuitiva esse caminho me atrai."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;