Esportes Titulo
Davenport vence final feminina em Wimbledon
Por Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 15:17
Compartilhar notícia


O tênis feminino tem uma nova rainha: a grandalhona Lindsay Davenport, de 1,89 metro de altura, 79 quilos e 23 anos, sem a mesma graça de Martina Hingis, ou o carisma de Steffi Graf, mas com jogo poderoso, eficiente e moderno. Na final de Wimbledon mostrou sua força ao derrotar Steffi Graf por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/5 e celebrou uma vitória inédita. Jamais havia vencido no All England Club e ganhou justamente num dia especial para os norte-americano, o 4 de julho, comemoraçao da independência dos Estados Unidos. Para a tenista alema, o dia também será inesquecível, só que pelo fato de ter marcado seu adeus ao torneio em que reinou por sete anos, com as conquistas de 1988, 89, 91, 92, 93, 95 e 96.

Com a boa campanha este ano em Wimbledon, a rainha Lindsay Davenport ganhou duas coroas. Uma já havia assegurado na semifinal, quando derrotou a compatriota Alexandra Stevenson e somou pontos suficientes para destronar Martina Hingis da liderança do ranking mundial. Outra veio com pomposa conquista de Wimbledon, o segundo Grand Slam de sua carreira, depois de ter vencido o US Open do ano passado. Sem contar ainda que Davenport conquistou o título de duplas femininas, jogando ao lado de Corina Moaraiu, venceu Marian de Swart e Elena Tatarkova por 6/4 e 6/4.

"É um dia inacreditável", disse Davenport. "Esta foi a vitória mais incrível da minha carreira." Por pouco, a grandalhona tenista norte-americana nao chorou ao receber o troféu de campeao. Confessou-se muito emocionada "estava chocada, só conseguia dizer meu Deus, meu Deus!". E mostrou-se encantada com o protocolo inglês, a cerimônia sem discurso, microfones e as palavras "doces" da duquesa de Kent.

Fascinada com tudo, Lindsay Davenport confessou-se ansiosa por voltar para casa. Afinal, ninguém de sua família estava em Londres. "Minha mae foi com minha irma para Nova Orleans para um jogo de vôlei, meu pai viajou para o Havaí, minha irma mais velha está em casa com seu bebê", contou. "Ainda bem que meu primeiro título foi em Nova York, pois estava todo mundo lá."

Adeus - Campea de Roland Garros, Steffi Graf esperava ganhar também o título de Wimbledon para dizer adeus ao torneio. Mas, mesmo com a derrota, nao segurou a emoçao e revelou que a final diante de Davenport tinha sido seu último jogo no All England Club. "Já tinha tomado a decisao antes de entrar para o jogo", disse. "Só estava esperando terminar o torneio para anunciar." Sete vezes campea de Wimbledon, Steffi Graf também disse adeus a Roland Garros, após ter conquistado o título. A tenista alema recusou-se a comentar muito o assunto. Parecia emocionada e causou o maior suspense ao confessar que nao sabe ainda se irá ou nao disputar o US Open, no final de agosto, em Nova York.

Pelo título de simples, Davenport recebeu um prêmio de US$ 614.213,00, enquanto Steffi Graf levou US$ 307.106,00.

Ranking - Com os resultados de Wimbledon, o ranking feminino a ser anunciado nesta segunda-feira terá muitas mudanças. A número 1 é Lindsay Davenport, seguida de Martina Hingis (2), Steffi Graf (3), Venus Williams (4), Monica Seles (5), Mary Pierce (6), Jana Novotna (7), Arantxa Sanchez (8), Amanda Coetzer (9) e Nathalie Tauziat (10).

As jogadoras que mais subiram foram Jelena Dokic, da 129.ª colocaçao para a 37.ª, Alexandra Stevenson de 86 para 36, Mirjiana Lucic de 134 para 47 e Kim Clijsters de 195 a 98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;