Esportes Titulo
Paulista tenta confirmar vantagem para fazer final da Copa do Brasil
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
01/06/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


O Paulista pode aproximar-se nesta quarta-feira, mais um pouco, da façanha do Santo André em 2004. Se não perder para o Cruzeiro por 2 a 0 ou por três ou mais gols de diferença, a partir das 21h45 (Record), no Mineirão, o Paulista estará na decisão da Copa do Brasil. No primeiro jogo, há uma semana, em Jundiaí, o Paulista venceu por 3 a 1. Caso se classifique, o time de Jundiaí disputará o título com o ganhador do confronto Ceará x Fluminense, que fazem a partida de volta, no mesmo horário, no estádio Castelão, em Fortaleza. No jogo de ida, houve empate por 2 a 2, em São Januário, e por isso igualdade por 0 a 0 ou 1 a 1 classifica o Ceará. Se houver repetição de contagem, a definição dos finalistas será em cobrança de pênaltis. O campeão será um dos cinco representantes brasileiros na Libertadores da América de 2006.

Assim como o São Caetano, campeão estadual de 2004 contra a própria equipe de Jundiaí, e o Santo André, campeão da Copa do Brasil de 2004, o Paulista está em ascensão. A efetivação de seu ex-jogador, Vágner Mancini, como treinador, deu certo, e o time eliminou forças tradicionais como Botafogo-RJ e Internacional-RS, além do Figueirense. O principal jogador é o atacante Márcio Mossoró, autor de um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, em Jundiaí. No sábado, o Paulista empatou por 2 a 2 com o Santo André, no estádio Bruno Daniel, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Mas o time mineiro tem outro artilheiro, Fred, considerado um dos principais atacantes do futebol brasileiro no momento, além do lateral-esquerdo Athirson, do volante chileno Maldonado e do também atacante Weldon. Para o jogo desta quarta-feira, porém, o técnico Levir Culpi não terá o lateral-direito Marinho, contundido.

Levir é um participante tradicional de decisões da Copa do Brasil, título que conseguiu em 1996 pelo próprio Cruzeiro, que pode tornar-se o maior vencedor da competição. O Cruzeiro foi campeão também em 1993, 2000 e 2003, assim como o Grêmio-RS, vencedor em 1989, 1994, 1997 e 2001.

Vices - Já os outros semifinalistas, Ceará e Fluminense, têm antecedentes de vice-campeonato na Copa do Brasil. O Ceará perdeu a decisão de 1994 para o Grêmio, e o Fluminense, dois anos antes, para o outro grande gaúcho, o Internacional. O Fluminense tenta voltar à Libertadores depois de 21 anos. A última vez que a equipe carioca, atual campeã estadual, participou da competição continental foi em 1985, depois de ter chegado ao título do Campeonato Brasileiro de 1984.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;