Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Imprensa: Moscou 'vendeu' voto no Conselho da ONU


Da AFP

23/05/2003 | 08:32


A Rússia "vendeu" seu voto no Conselho de Segurança da ONU, concordando em votar pela suspensão das sanções contra o Iraque em troca do respeito à dívida e aos contratos firmados anteriormente, estimou nesta sexta-feira a imprensa russa. "O compromisso era inevitável. A Rússia vendeu seu voto em troca do respeito aos contratos e às dívidas que têm", escreveu o jornal centrista Izvestia.

"As concessões americanas feitas à coalizão contra a guerra não mudam a substância das coisas, mas ajudam a conservar a imagem dos que propunham um papel central da ONU" no Iraque de pós-guerra", prosseguiu o jornal.

Para a publicação pro-governamental Uremia Novosti, "todos ganharam no Iraque": sanções antigas de 13 anos foram levantadas e o Conselho de Segurança foi 'salvo'". "Estados Unidos e Grã-Bretanha ficaram no Iraque para controlar seus recursos petroleiros. A coalizão contra a guerra (Rússia, França e Alemanha) mantiveram uma reputação imaculada e a promessa de que seus interesses serão levados em conta", assinala o diário.

Para o veículo Kommersant (liberal), "US$ 2 bilhões foram apenas trocados por uma capitulação total na questão iraquiana". Já o jornal Uremia MN estimou que o voto do Conselho de Segurança mostrou que "quem tem o punho mais forte é quem tem razão".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;