Internacional Titulo
Índia e Paquistão fazem pacto sobre mísseis nucleares
Da AFP
06/08/2005 | 14:05
Compartilhar notícia


Índia e Paquistão concordaram em advertir um ao outro antes de fazer disparos de mísseis com capacidade nuclear e estabeleceram uma "hot line" (linha telefônica direta) entre seus secretários de Relações Exteriores. O anúncio foi feito neste sábado, em Nova Délhi, pelos encarregados dos dois países em um comunicado conjunto.

"Chegamos a um entendimento sobre o texto de acordo para a notificação prévia de disparos de testes de mísseis balísticos. Vamos recomendar este acordo aos mossos secretários de Relações Exteriores para sua adoção", afirmou Meera Shankar, uma encarregada da chancelaria indiana.

"Também acertamos a implantação de uma linha telefônica entre os dois secretários de Relações Exteriores", acrescentou Shankar, ao ler um comunicado na presença de seu colega paquistanês, ao fim de dois dias de negociações sobre questões nucleares em Nova Délhi.

Ambos dotados de armas atômicas, Índia e Paquistão travaram três guerras desde sua independência, em 1947, e em janeiro de 2004 iniciaram um diálogo de paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;