Setecidades Titulo
40 invadem Carrefour em Sto.André
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
20/03/2006 | 07:29
Compartilhar notícia


Mais de 40 homens com armamento pesado praticaram um assalto cinematográfico na madrugada deste domingo na loja do Carrefour da rua Oratório, em Santo André. Dois dos assaltantes vestiam farda da Polícia Militar e usavam capuz, de acordo com os reféns. Para levar cerca de R$ 100 mil retirados do cofre e os produtos roubados, os criminosos utilizaram três caminhões e uma van. Ao final da ação, os 13 funcionários que estavam na unidade foram trancados em uma sala de TV, com as mãos amarradas e mordaça na boca. Na tarde deste domingo, o Carrefour ainda não havia contabilizado o prejuízo total.

Os assaltantes carregavam consigo armas como metralhadoras e espingardas calibre 12. Segundo a polícia, havia até granadas com eles. A gerência afirmou à polícia que os criminosos conhecem o sistema de segurança da loja e sabem onde funciona cada aparato. Antes de irem embora, os assaltantes recolheram as fitas de gravação do circuito interno de TV do Carrefour e levaram até os aparelhos de gravação.

Até o fim da tarde deste domingo, nenhum suspeito havia sido preso. Além do dinheiro, foram roubados da loja aparelhos de TV e som; eletrodomésticos; telefones celulares; dois rádios HTs e os dois revólveres calibre 38 dos vigilantes.

A unidade roubada – entre a avenida dos Estados e a rua Oratório – encerra as vendas por volta da meia-noite. Parte dos assaltantes permaneceu no estacionamento após o fechamento. O grupo arrombou a porta de um quartinho onde funcionários guardam bicicletas. Esconderam-se no cômodo à espera da saída de algum funcionário.

Uma recepcionista de 25 anos saiu à 1h30 e foi ao estacionamento buscar seu carro. Um homem surgiu e perguntou a ela sobre os seguranças. Ao ter respondido, outros dois homens apareceram e anunciaram o assalto. Segundo o relato dos reféns à polícia, eles estavam vestidos com a farda da Polícia Militar e usavam capuz preto. Os ladrões renderam os dois seguranças que vigiavam a unidade.

A recepcionista e um dos vigilantes foram trancados no quartinho das bicicletas. O segundo vigia teve de trocar de roupa com o homem sem farda. Dentro da loja, obrigaram três fiscais a desligar o sistema de alarme e trancaram o restante dos funcionários na sala de TV do hipermercado.

Depois, os ladrões exigiram que o vigilante de roupa trocada abrisse o portão da área de entrada de caminhões, setor voltado para a rua Oratório. Outros criminosos entraram na loja, formando um grupo de 40 a 50 assaltantes.

Três caminhões com carroceria baú e uma van branca entraram na área aberta pelo vigilante-refém. Os assaltantes saquearam a loja e colocaram os produtos nos caminhões. Também foram ao local do cofre. Exigiram que fosse desligado o sensor ali existente e fizeram um arrombamento com o uso de maçarico. De lá, retiraram cerca de R$ 100 mil.

Os ladrões queriam entrar no depósito, mas não conseguiram porque os fiscais não tinham a senha de acesso. Por isso, não encheram os caminhões. Amarraram os funcionários na sala de TV e foram embora. Parte dos assaltantes fugiu em um Meriva. A loja abriu normalmente neste domingo.

O carro – Na manhã deste domingo, um Meriva foi encontrado abandonado na avenida Varsóvia, perto da avenida dos Estados. Dentro do carro, havia uma bandeja com uvas, uma garrafa de iogurte vazia e um boné com o brasão da Polícia Militar. Também foi encontrada no veículo uma nota de compras do Carrefour (da loja roubada), emitida à 0h07 deste domingo – pouco antes do assalto –, a qual especifica compra de iogurte, uva e balas. O Meriva encontrado detém queixa de roubo registrada na Delegacia Anti-Seqüestro da capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;