Palavra do Leitor Titulo
As tentações das férias

Descansar é preciso. Após um ano de estudos, o pensamento...

Dgabc
02/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Descansar é preciso. Após um ano de estudos, o pensamento que passa pela cabeça dos jovens não poderia ser outro. Isso sem falar nas tentações das férias: os filmes em cartaz, os lançamentos de jogos eletrônicos, passeios etc. O ócio tem seu valor, mas esta é também a época ideal para concentrar esforços na construção de carreira.

Além disso, há incremento de oportunidades para quem quer ingressar no mercado ou ganhar experiência prática. É uma combinação de fatores que pode passar despercebida: nos meses de férias, ocorre avalanche de vagas de estágio, porque vencem muitos contratos que não podem ser renovados. Os motivos são variados, passando pela graduação de estudantes - que, por força da lei, não podem mais estagiar -, e até mesmo pela efetivação dos estagiários - o que ocorre em 64% dos casos.

O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) estima que até o fim de fevereiro surjam 40 mil outras oportunidades em todo o País. Para participar dos processos seletivos, basta realizar cadastro gratuito no portal www.ciee.org.br, informando dados pessoais, curso em que está matriculado, telefones e e-mail para que os recrutadores do Ciee entrem em contato. Feito isso, já é possível buscar por vagas que se encaixem no seu perfil. Esse processo também pode ser feito nos 350 pontos que a instituição tem no País (endereços disponíveis no site).

Outra dica: investir o tempo livre em cursos que podem preparar o estudante para seu início profissional. O Ciee oferece leque de opções gratuitas, como os 35 cursos de educação a distância, que permanecem sempre abertas aos internautas de todo o Brasil pelo portal da instituição, com temas que vão de preparação para processos seletivos a administração de tempo, passando pelo pacote Office e matemática básica. Há, ainda, as oficinas presenciais de desenvolvimento estudantil e profissional, ministradas na Capital paulista, além de cursos de informática, como o promovido em parceria com a Cisco, multinacional especializada em tecnologia para redes e comunicações, o Cisco IT Essentials fornece conhecimentos que permitem identificar problemas e aplicar soluções para instalação, manutenção preventiva e consertos de computadores de mesa e laptops. Esse é exclusivo para estudantes dos níveis profissionalizante e superior na área de tecnologia da informação.

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), da APH (Academia Paulista de História) e diretor da Fiesp.

PALAVRA DO LEITOR

Santa Maria

É lamentável ver e ouvir sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Mas, convenhamos, quem autorizou a construção do local com apenas uma porta de saída de emergência? Os pais permitiram a seus filhos frequentar ambiente de forte aglomeração de pessoas sem ao menos um pouco de avaliação do local? A fiscalização local permitiu o funcionamento da boate com número elevado de usuários? E as outras providências que poderiam ser tomadas antes do desastre acontecer? Infelizmente, pensamos muito no ‘eu' e muito pouco no ‘nós'. Agora, cada um fala como deveria ser, mas não fez, e aí está o trágico acontecimento. Não nos esqueçamos que a natureza acaba cobrando aqueles que a ela desobedecem.

Américo Del Corto, Ribeirão Pires

Resposta

Em relação à carta da leitora Rosângela Caris (Internação, dia 28), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclarece que, como preconizado pelo Ministério da Saúde, o atendimento psicossocial - incluindo as dependências químicas - está ligado à rede básica de Saúde, por meio do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). São unidades das secretarias Municipais de Saúde, que ofertam acompanhamento ambulatorial. A Secretaria ressalta que não há falta de leitos para internação de dependentes químicos no Estado. Atualmente, a Pasta mantém 691 leitos especializados para o tratamento. Além disso, está prevista para os próximos dias a entrega de 66 leitos e, até o fim de 2014, a implantação de mais 435 leitos, incluindo outro centro especializado em álcool e drogas vinculado ao Hospital das Clínicas da FMUSP, na Capital paulista, totalizando 501 novos leitos.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Tragédias

O que aconteceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi tragédia previsível. Basta lembrar de outras, acontecidas por onde circulam humanos descuidados e alheios às possibilidades de acidentes que surgem a qualquer instante, ceifando vidas de adultos confiantes e inocentes, além de bens materiais que poderiam ser duradouros em suas utilidades, levando também os próprios causadores, dezenas deles, pelas falhas desde sonhos, projetos e realizações, por falta de providências bem anteriores para impedi-los ou amenizá-los. Que desta vez, todos cuidemos para evitar outros acidentes, mesmo pequenos, em qualquer parte, não esquecendo facilmente a ‘nova' tragédia e nos voltando ao que compete planejar e cuidar com sabedoria, já que somos todos culpados, exceto crianças, que se preparam para suas vezes, com responsabilidade e juízo.

Antônio Melo, Santo André

Ex-prefeito

Mesmo tendo deixado a vergonhosa dívida de cerca de R$ 260 milhões, bem como lotear São Caetano em prol da especulação imobiliária - o que alguns chamam de progresso -, a gestão do ex-prefeito e agora secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, deixa mais um legado: a Escola Municipal Integrada José Auricchio, na Rua Santa Rosa, Centro. O rombo já foi feito e a Câmara dos Vereadores, assim como a maioria dos legislativos deste País, mero enfeite, nada fez, nada viu, apenas se calou. Assim como faz vista grossa à infinidade de prédios e condomínios que se erguem no município. A péssima gestão, corroborada nas urnas, já foi deixada. Nós, cidadãos, não podemos aceitar que a marca de um dos piores prefeitos da história de São Caetano fique encravada em uma escola, bem de toda a cidade. Além de ferir princípios constitucionais, desrespeita a inteligência e o caráter de todos os são-caetanenses.

Douglas Emiliani, São Caetano

Consistente?

Pelo visto, a ‘denúncia consistente' apregoada pela Procuradoria-Geral da República não era assim tão consistente para impedir que o senhor Renan Calheiros fosse impedido de assumir um dos cargos mais importantes desta República.

José Marques, Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;