Palavra do Leitor Titulo
Novos partidos, para que servem?

Partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos...

Dgabc
21/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, unindo de forma voluntária cidadãos com as mesmas afinidades ideológicas e doutrinárias, objetivando a conquista de espaços no exercício do poder político no Estado, integrantes de sistema político-eleitoral.

Como instituições políticas, os partidos devem cumprir algumas funções para se diferenciar dos demais grupos que também atuam politicamente, como entidades que defendem interesses sociais e corporativos na formulação de políticas públicas; como as funções de intermediação entre demandas da sociedade e as pautas partidárias; o recrutamento de pessoal político para competição eleitoral; a mobilização social através de suas ideologias e a estruturação do voto através do sufrágio, pois este último é direito e o voto representa seu exercício.

A Constituição brasileira de 1988 adotou o pluripartidarismo como uma das condições básicas para prática da democracia. Atualmente, temos no Brasil 30 partidos, que disputam o poder através dos mais diversos cargos eletivos; sendo que destes, apenas 13 (PT, PMDB, PSDB, PSB, PDT, PSD, PP, DEM, PTB, PR, PPS, PV e PCdoB) respondem por 93,5% dos prefeitos eleitos na última eleição, em 2012.

Os partidos sobrevivem com dinheiro público, através do Fundo Partidário, o qual, em 2012, repassou às direções partidárias R$ 350 milhões, e de doações particulares de filiados e empresas.

Para dividir o bolo das verbas, brigar por cargos públicos e espaços no poder estatal, mais de 20 novos partidos estão sendo criados com os mais diversos nomes, como Transformação Social (PTS), Democrático Brasileiro (PDB), Pátria Livre (PPL), Progressista Cristão (PPC), Rede Sustentável (Rede), Mulher Brasileira (PMB), Federalista (PF), Social (PS), Educação e Cidadania (PEC), Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), Geral do Trabalho (PGT), Humanista do Brasil (PHB), Liberal Democrata (PLD), Cristão Nacional (PCN), Meio Ambiente (PMA), Servidores Públicos e Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB), Justiça Social (PJS), Republicano da Ordem Social (Pros), Gente (PG) e caso nenhuma dessas legendas conquistou-lhe, tem também o Partido Carismático Social (PCS).

Somente reforma política será capaz de conter essa fúria partidária, por meio da implantação de cláusula de barreira.

Elísio Peixoto é presidente da Associação dos Amigos de São Caetano do Sul.

Palavra do Leitor

Semasa

Gostaria de entender o porquê da falta de água na minha casa. Todos os dias, há cerca de um mês, por volta das 11h já não temos mais água, que só volta de madrugada. A Rua Coronel Seabra, em Santo André, há muitos anos, nas administrações de Celso Daniel, enfrentou este drama. Após muitas reclamações, abaixo-assinado, troca de tubulação, parecia que não teríamos mais esse pesadelo. Quando ligamos no Semasa não existe atendimento humano. Após digitarmos o código da residência entra a gravação informando o horário possível da volta da água. Carlos Grana, resolva imediatamente. Algo de muito errado está acontecendo nessa autarquia. Chuva tem, e se alguém falar do alto consumo não vou entender e muito menos que o lugar onde moro é alto. Quero solução, apenas.

Maria do Carmo Ribeiro

Santo André

Hospital Brasil

Estou indignada com o atendimento telefônico do Hospital Brasil, em Santo André. Foram três dias de tentativas de marcação de consultas, onde se ouve a gravação: ‘no momento todos os atendentes continuam ocupados', ou, ‘ligue novamente'. A partir daí, voz masculina passa a elogiar as qualidades do hospital. Só obtive êxito, depois de tanto insistir, no terceiro dia, por volta de 20h45, após aguardar por dez minutos de estresse e raiva. Como pode hospital de renome, conceituado, com tantos anos de serviços, não dispor de serviço rápido e eficiente para os pacientes? Deveriam imitar os bons exemplos dos hospitais de São Paulo.

Marinilza da Silva Zanin

Santo André

Cadê os caras?

A ONG, não organizada, dos caras pintadas derrubou o presidente Collor, com facilidade tão grande que só comparável a crianças construindo castelo de areia. E, agora, parece que o País já dorme em berço esplêndido das justiças sociais e políticas. Que não permitem que Lula venha explicar-se sobre tudo o que lhe envolveu, juntamente com a presidente Dilma e o prefeito Marinho, de São Bernardo. E as cadeias de José Genoino, José Dirceu? E agora o tal do bispo que responde, inacreditavelmente, por um nicho sobre direitos humanos. E novamente as atrapalhadas do Enem. Será que a ditadura militar era tão ruim assim?

Jamil José Martins

São Bernardo

Samba de luto

Emílio Santiago, filho adotivo, formado em Direito, defendeu nas tribunas dos palcos, no nosso País e também no Exterior, a popular música brasileira como ninguém! E depois de mais de 40 anos contribuindo com a nossa cultura, este notável intérprete morreu vitima de AVC, deixando o samba órfão da sua ginga e musicalidade! Mas seu legado ficará eternamente para história, e à disposição de muitas gerações, pelos documentos de centenas de lindas canções gravadas ao longo de sua brilhante carreira! Que vá em paz, grande Emílio Santiago!

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Quanta honra!

Sinto-me honrada em pagar a conta da estada da presidente Dilma em Roma. O País está nadando em águas mansas, a Saúde está uma maravilha, no Nordeste chove e os bezerros e cabras encontram-se gordos e saudáveis. O Rio de Janeiro é cartão-postal de dar inveja à Suíça, o PIB brasileiro é de primeiro mundo etc! Com tantas coisas positivas ela e sua comitiva necessitam de descanso. Entendam como quiserem!

Lúcia Calvitti Rodrigues

Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;