Setecidades Titulo
ETE Ribeirão faz 1º vestibulinho
Por Fabio Leite
Especial para o Diário
14/01/2006 | 08:06
Compartilhar notícia


Futura quinta unidade da Escola Técnica Estadual no Grande ABC, a ETE de Ribeirão Pires realiza nesta domingo seu primeiro "vestibulinho", processo seletivo que selecionará 80 alunos para os cursos técnicos de Química e Turismo. Mesmo sendo considerado fora de época, o exame superou as expectativas e atraiu 815 candidatos. A prova, composta por 40 questões alternativas, divididas em Matemática e Português, terá início as 13h em três diferentes locais.

De acordo com a secretária-adjunta de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, o número de candidatos surpreendeu a administração municipal. "Esperávamos 400 candidatos por ser um vestibular fora de época", afirma. A enorme procura pelo curso, entretanto, tornou o processo seletivo na cidade mais acirrado do que em outras unidades da ETE. O curso de Química, por exemplo, registrou 13,5 inscritos por vaga frente aos 11 por vaga anotados no vestibulinho de novembro da ETE Júlio de Mesquita, em Santo André.

Segundo Rosi, os cursos foram decididos após pesquisa realizada junto aos moradores da cidade. Ela conta que as duas escolhas - Química e Turismo - atendem às necessidades do mercado local, já que, além des estar próximo ao Pólo Petroquímico, Ribeirão Pires é uma estância turística.

Vinculação - Enquanto aguarda a oficialização por parte do governo do Estado - para isso é preciso oferecer mais um curso à população, três ao todo -, a ETE em Ribeirão Pires funcionará na antiga Escola Estadual Antônio Fortes como classe descentralizada da ETE Júlio de Mesquita, em Santo André. Segundo o Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", instituição pública que gerência as ETEs e as Fatecs, a escola estava ociosa e passa por reformas. A desvinculação da unidade andreense só deve ocorrer de fato após o segundo semestre, quando pesquisa realizada junto aos munícipes deve definir o novo curso da escola técnica.

Os locais onde serão feitos os exames deste domingo são: Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohn (rua Primeiro de Maio, 170, Jardim Itacolomy); EE Ruth Neves Santana (rua Dr. Jorge Tibiriçá, 2, Centro Alto); e EE Comendador Emílio Sortino (rua Papa João XXIII, 35, Vila Suiça). A lista dos candidatos com o nome em ordem de inscrição, indicando a escola e a sala está afixada na EM Carlos Rohm, mesmo local onde serão divulgados os candidatos aprovados no dia 18. As matrículas deverão ser efetuadas em 19 e 20 de janeiro. Já a aula inaugural está marcada para o dia 6 de fevereiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;