Setecidades Titulo
Minas e Energia quer horário de verão após 1º de novembro
Do Diário do Grande ABC
29/09/2004 | 09:17
Compartilhar notícia


O horário de verão ainda não tem data para começar este ano. O Ministério de Minas e Energia analisa o pedido feito pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitora), Sepúlveda Pertence, para que os relógios sejam adiantados só em 1º de novembro, depois do segundo turno das eleições.

O ministério informou, por meio da assessoria de imprensa, que a decisão será divulgada na semana que vem. Segundo Pertence, a mudança seria importante para evitar problemas com o funcionamento das urnas eletrônicas, que já têm um horário de funcionamento programado. A transferência do início do horário de verão para depois do segundo turno das eleições foi adotada em 2002.

Desde que foi implantado, o horário de verão geralmente começa na segunda quinzena de outubro. No ano passado, o horário de verão durou 119 dias, de 19 de outubro a 14 de fevereiro. Cidades do Tocantins, Bahia e dos demais Estados das regiões Norte e Nordeste não aderiram ao sistema, em virtude da diferença de fuso.

Desde 1985, o governo tem adotado todos os anos o horário de verão, como estratégia para diminuir o consumo de energia elétrica nos períodos de pico, registrados no final da dia. Com o sol se pondo uma hora mais tarde, o ministério espera 0,5% de energia em todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;