Internacional Titulo
Cirurgia complexa para separar siamesas começa nesta quarta
Da AFP
13/06/2006 | 21:51
Compartilhar notícia


Uma equipe médica com cerca de 80 pessoas tentará nesta quarta-feira separar irmãs siamesas unidas pelo abdômen em uma cirurgia longa e muito complexa, em um hospital de Los Angeles, anunciaram nesta terça-feira fontes da instituição.

As irmãs Regina e Renata Salinas Fierros, nascidas em 2 de agosto de 2005, em Los Angeles (Califórnia, oeste), são siamesas do tipo "Ischiopagus tetrapus", explicou o médico James Stein, cirurgião do Hospital Infantil de Los Angeles (CHLA), em uma entrevista coletiva prévia à operação.

As meninas de menos de um ano estão unidas "pelos lados até o baço, compreendendo tudo o que há entre as duas, incluindo fígado, intestinos, órgãos genitais, bexigas e os ossos do púbis", disse Stein, que supervisionará a equipe de médicos que fará a intervenção.

"Os siameses 'Ischiopagus' são dos casos mais raros e mais complicados para separar, porque (a operação) toca vários órgãos", explicou o hospital.

A cirurgia deve começar às 6h (10h de Brasília) de quarta-feira e terminar pelo menos 24 horas depois, anunciou e equipe médica.

"O que temos de fazer é cortar os ossos na altura da pélvis na parte de trás de cada lado, depois operar o quadril e as pernas para frente e cortar parte do baço", detalhou outro médico, Dominic Femino.

Em setembro de 2003, Stein e Femino conseguiram separar duas siamesas que tinham sido abandonadas e foram adotadas após a bem-sucedida operação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;