Setecidades Titulo
Em 6 meses, S.Caetano virou canteiro de obras
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
20/07/2005 | 08:09
Compartilhar notícia


Quem vive em São Caetano tem a nítida impressão de que a cidade se transformou num grande canteiro de obras. Desde janeiro, mais de dez grandes projetos tiveram início. Nos seis primeiros meses de mandato, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) tem chamado esse processo de "reestruturação da cidade", com mudanças na paisagem urbana do município que tem hoje série de intervenções viárias.

Para a administração petebista, a Secretaria de Obras tem sido tratada como o carro-chefe. Em meio ano, a Prefeitura iniciou obras de reestruturação nas avenidas Guido Aliberti e dos Estados e colocou em andamento projeto do novo traçado da estrada das Lágrimas.

Na extensão da avenida Fernando Simonsen até a avenida Armando Arruda Pereira também há canteiro de obras. Cenário que deve permanecer no semestre inteiro para a duplicação da Arruda Pereira. Na movimentada Visconde de Inhaúma, no bairro Nova Gerte, o trânsito é moroso o dia todo com máquinas trabalhando dos dois lados da rua. No local, o projeto da Prefeitura é ambicioso: reformular toda a rua, principal ponto de comércio da cidade.

Haverá recuos para passagem de ônibus e a calçada será padronizada. "Isso é temporário. Logo, logo a cidade vai estar boa", acredita o taxista José Xavier de Sousa, 57 anos.

Outras obras que estavam paradas há anos, foram finalizadas no mandato de Auricchio. É o caso da ponte sobre o ribeirão dos Meninos, que divide São Caetano e São Paulo, batizada de ponte da Amizade. Destruída há dois anos e meio por conta das chuvas, o acordo entre as duas Prefeituras envolvidas e o governo do Estado demorou para sair. Só foi definitivamente concretizado quando o prefeito José Serra (PSDB) assumiu a Prefeitura de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido, financiou a parte da administração da capital.

Para Auricchio, o pacotão de obras tem justificativa: "A cidade teve um déficit de obras estruturais nos últimos anos. Se não ocorrer a modernização em seu modelo estrutural, veremos a cidade sucumbir do ponto de vista econômico."

Mas se as obras estão aceleradas, o prefeito admite que a áreas da Saúde – pasta que era secretário na gestão de Luiz Tortorello – ainda tem "déficit". Em junho, foi inaugurada a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São José. No bairro Olímpico, a reforma da unidade foi iniciada. No segundo semestre, a expectativa é de que outras duas UBSs recebam nova roupagem: no Barcelona e no Boa Vista.

No mês passado, Aurichio teve de encarar uma crise entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Integrantes da corporação e da Polícia Militar se desentenderam durante o registro de uma ocorrência. O fato teria sido a gota d'água para a situação tensa que as duas corporações diziam ser antiga. A Guarda deixou de fazer segurança na cidade e o patrulhamento ficou restrito ao patrimônio público. Decisão suspensa após encontro do próprio prefeito com o comando da PM. Os guardas voltaram às ruas.

Aurichio tem projetos de construção de novas bases de segurança em bairros, bem como nas entradas e saídas de São Caetano. No entanto, ainda não há previsão para colocá-los em prática.

Balanço - Confira a seguir os principais pontos do programa de governo da administração de São Caetano e compare as promessas com o que foi feito até agora pela equipe do prefeito José Auricchio Júnior

Segurança:

O que foi prometido - Construção de bases de segurança em bairros e entradas e saídas da cidade. Aumento do efetivo e troca da frota da GCM (Guarda Civil Municipal). Quando anunciado nos primeiros dias do mandato, o projeto não foi detalhado.

O que foi feito - O projeto foi engavetado por ser de difícil execução. Mais tarde, a GCM foi retirada das ruas. Passou a cuidar apenas do patrimônio municipal, função oficial prioritária, deixando a segurança pública a cargo da polícia. Hoje a situação está normalizada.

Saúde:

O que foi prometido - Reforma de quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao menos duas seriam entregues neste ano.

O que foi feito - A UBS do bairro São José já foi entregue, mas as obras da UBS do bairro Olímpico foram apenas iniciadas. Nas unidades dos bairros Barcelona e Boa Vista, os projetos executivos já estão concluídos e a previsão é de que o trabalho nos canteiros de obras comece no segundo semestre.

Heranças:

O que foi prometido - Conclusão de obras inacabadas da gestão passada, do prefeito Luiz Olinto Tortorello. No topo da lista, a ponte entre a rua São Paulo, em São Caetano, e a rua Balbinos, em São Paulo, e o viaduto entre as avenidas Guido Aliberti e dos Estados.

O que foi feito - Após dois anos de negociações, foi firmado um convênio no último dia 2, entre Estado e prefeituras de São Paulo e São Caetano para reconstrução da ponte. Já o viaduto foi aberto em maio, após uma briga judicial que se arrastava desde o ano passado. A área onde a obra foi erguida está contaminada pela substância tóxica BHC.

Iluminação:

O que foi prometido - Renovação de toda a iluminação pública da cidade.

O que foi feito - O processo será iniciado até o dia 31. Serão cerca de 10 mil novas lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, 60% mais eficientes e 30% mais econômicas. A nota que autoriza o início do serviço já foi assinada e o cronograma está dentro do prazo prometido. A troca deve ser concluída em 14 meses, ao custo de R$ 5,8 milhões.

Educação:

O que foi prometido - Reforma da escola Alcina Dantas Feijão e da Emi Boa Vista. Construção da Emeief Nova Gerti e da segunda escola de idiomas da cidade.

O que foi feito - As obras da Emeief Nova Gerti e da escola de idiomas foram iniciadas. As escolas Alcina Dantas Feijão e Boa Vista estão com o projeto executivo de obras concluído. Os trabalhos devem começar no segundo semestre.

Igrejas:

O que foi prometido - Entrega de oito sinos e um campanário (torre que sustenta os sinos) na paróquia São Bento, bairro Olímpico. O projeto faria parte da revitalização da praça Dom Jorge Marcos de Oliveira.

O que foi feito - Tanto o campanário quanto os sinos foram entregues em fevereiro.

Revitalização urbana e viária:

O que foi prometido - Amplo pacote viário foi anunciado no início da gestão. Na lista, a revitalização da rua Visconde de Inhaúma e das avenidas Lauro Gomes e dos Estados; novo paisagismo na avenida Presidente Kennedy; novo desenho geométrico na estrada das Lágrimas; recapeamento da avenida Santo Antônio; novo padrão de calçadas; extensão da avenida Fernando Simonsen até a avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, que será duplicada; revitalização do bairro Nova Gerte.

O que foi feito - Já foram concluídos o paisagismo da presidente Kennedy, a revitalização da avenida dos Estados e o novo desenho da estrada das Lágrimas. Permanecem em obras as calçadas, a revitalização do Nova Gerti, a extensão da Fernando Simonsen e as melhorias na Lauro Gomes. O projeto de duplicação da Armando Arruda Pereira foi concluído e as obras devem começar no segundo semestre.

Comunidade:

O que foi prometido - Reforma e ampliação dos clubes comunitários São José e Gonzaga. A previsão era de que os trabalhos fossem concluídos até maio deste ano. Construção do Centro de Atenção Social São Bento, que abrigará o Centro Social de Solidariedade.

O que foi feito - As obras nos dois clubes, apesar de adiantadas, ainda não foram concluídas. Foram apenas iniciadas as obras do Centro São Bento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;