Nacional Titulo
Rossetto acolherá decisão do STF sobre vistoria no Sul
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
15/08/2003 | 13:21
Compartilhar notícia


A decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou o processo de vistoria nas áreas de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, surpreendeu o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, mas será integralmente acolhida pelo governo.

Segundo Miguel Rossetto, a reforma agrária é uma conquista democrática que deve ser construída com a ampliação da democracia e o fortalecimento da república. "Não esperávamos esse posicionamento, mas respeitaremos integralmente a decisão do STF", afirmou na manhã desta sexta-feira o ministro, que participa de um seminário na Academia de Tênis, em Brasília.

Nesta quinta-feira, o STF suspendeu da desapropriação de 13 mil hectares de terra localizados no município gaúcho de São Gabriel – área reivindicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) para o assentamento de famílias. O MST condicionava a ocupação das cinco fazendas ao fim da marcha iniciada há cerca de dois meses na região.

Os 13 mil hectares foram desapropriados por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio.

CUT - Os integrantes do MST que marcham rumo a São Gabriel tentam negociar a continuidade da caminhada, a fim de participar do ato público organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O ato será realizado às 9h de sábado em um sítio particular na entrada da cidade, porque o prefeito Rossano Gonçalves proibiu manifestações na praça central.

Um dos líderes do grupo disse que a intenção é percorrer os 27 quilômetros que separam os sem-terra do local onde se encontram hoje, na BR-290, até São Gabriel. A partir do ato público, acrescentou, a ideia é decidir quais serão os próximos passos do movimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;