Cíntia Bortotto Titulo
Vem aí a ‘Geração Z’

Esse grupo é bastante peculiar e gera conflitos

Cíntia Bortotto
14/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Como escrevi neste espaço a semana passada, muito se tem comentado sobre a geração Y, que está entrando agora no mercado de trabalho. Esta geração é bastante peculiar e possui comportamentos que muitas vezes geram conflitos. Entre seus principais desafios e dificuldades, estão: entender limites; lidar com a frustração, com a espera e com o sucesso do outro; calar no momento em que quer questionar; trabalhar em lugares que não valorizem qualidade de vida, valores eticamente corretos e sustentabilidade e em lugares não transparentes e não serem escutados e incluídos nas decisões.

LIDANDO COM AS DIFERENÇAS

Aos patrões do século XXI, eu sugiro algumas atitudes para lidar bem com esta nova geração. Em primeiro lugar, aconselho aos líderes que criem rotinas de feedback regulares, preferencialmente mensais e que deixem claro de forma objetiva e direta limites e o que é esperado de cada um . Também é importante investir em canais de comunicação interna.

Comunique-se rapidamente e de forma sintética (foi assim que eles aprenderam). Também é importante criar sistemas de carreira e aumentos salariais com visitações constantes e investir em programas de reconhecimento, treinamento e desenvolvimento.

Outro ponto a se considerar é treinar os BabyBoomers (geração nascida 1946 e 1964) e a Geração X (nascidos entre 1965 e 1977) para lidar com eles, criar programas de qualidade de vida e oferecer a possibilidade de Home Office (trabalhar em casa), pelo menos uma vez por semana. Programas de happy hour e atividades que estimulem o convívio entre colegas de trabalho também são positivos quando o assunto é lidar com a Geração Y.

GERAÇÃO DO FUTURO

Se a Geração Y é a bola da vez no mercado de trabalho, especialistas já começam a analisar o que vem pela frente e já anunciam a Geração Z, formada por pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 1990 até os dias de hoje e, portanto, sucessora da Y.

Esta geração é a primeira nascida depois do advento da World Wide Web, criada por Tim-Berners-Lee no início da mesma década. Para esta moçada, o que vale é zapear, entre canais de televisão, internet, telefones multifuncionais, mp3, etc. Eles são inquietos e realizam várias tarefas simultaneamente. O tempo para variar entre uma atividade e outra para eles passou a ser ainda menor.

Eles já nasceram em um mundo em que a conectividade e a queda da barreira da distância eram realidade e faziam parte do mundo. Este grupo de pessoas dificilmente entende dificuldades com a distância em um meio que para eles sempre teve o Skype, por exemplo.

A geração Z vive a conectividade onde quer que esteja, a tecnologia dos smartphones, notebooks e tablets os acompanham o tempo todo. É como se já tivessem nascido plugados e interconectados. São criativos e tecnologicamente diferenciados. Eles continuam com o excesso de cuidado na infância já experimentado pela geração Y. Mas eles têm um desafio extra: precisam saber selecionar informações em um universo imenso em que elas estão totalmente disponíveis.

DESAFIOS NA ESCOLA

Certamente, com a tecnologia, apenas livros não serão mais suficientes. Hoje, nas salas de aula da Geração Z já vemos uma mescla de livros, IPads e notebooks com internet. Banda larga e wireless já devem ser considerados como condição básica. Conteúdos bem posicionados em websites e uma navegação atraente serão imprescindíveis para eles. Os professores deverão estar cada vez mais conctados e acessíveis em comunidades virtuais para mostrar que falam a mesma língua e entendem do que está sendo falado pelos alunos. Mas o desafio será ensiná-los a procurar e principalmente serem críticos ao que lêem e vêem, e não acreditarem e aceitarem o que vem escrito nos primeiros links ou páginas no Google. A crítica e a competência com a informação deverão ser ensinadas. Ferramentas como o e-learning tendem a crescer combinados com metodologia presencial, uma complementando a outra.

MERCADO DE TRABALHO DO FUTURO

O que antes tínhamos que nos esforçar para fazer trabalhando grupos multiculturais, idiomas, será menos complicado para eles. Todos que entrarem na empresa irão preferir empregadores que ofereçam interatividade e conectividade com seus colaboradores, com e-mails, agendas, avisos de reunião por SMS. A sensação de que tudo é possível também continuará presente com ainda mais força. Valores como continuidade, sustentabilidade, equilíbrio continuam sendo tendências. Portanto, atenção pais, professores e educadores: estamos com um grande desafio nas mãos. Sigam confiantes e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;