Cultura & Lazer Titulo
Escritores e músicos discutem cultura na região
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
04/08/2006 | 08:23
Compartilhar notícia


A partir de sábado, alguns nomes de destaque da literatura marginal, como Roberto Piva, Glauco Mattoso, Claudio Willer e Ademir Assunção adotam a região como ponto de convergência. O motivo é a Semana de Cultura Rebeldes e Malditos no ABC, que até dia 12 promove encontros literários, exibição de filme e documentário e leitura dramática nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. O evento é uma realização da Associação Entrepalavras, formada por escritores do Grande ABC. Todas as atividades têm entrada franca, com exceção do show em São Caetano.

De acordo com o presidente da associação Entrepalavras, Vinicius Canhoto, a idéia da semana literária é discutir as razões pelas quais – seja pela forma ou pelo conteúdo – esses escritores selecionados são considerados rebeldes ou malditos. Não é só isso. “Queremos mostrar como a literatura cquinta-feiraporânea dialoga com questões atuais e com sua própria herança”, afirma Canhoto.

O evento abre com um encontro do destacado Marcelino Freire com o poeta Berimba de Jesus. Na linha dos rebeldes, Freire se destaca pela linguagem crítica, tratando de temas como a violência contra a mulher e o preconceito contra negros e nordestinos.

Também neste sábado, ocorre uma curiosa exibição do clássico Nosferatu, de F.W. Murnau. O filme, de 1922, que é a primeira versão do Conde Drácula nos cinemas, será exibido com trilha sonora executada ao vivo por Paola Fachinelli. A pianista ficará em uma das laterais do palco.

Única atividade em São Caetano, o lançamento da revista Coyote mobiliza uma verdadeira tropa de artistas no Espaço Cultural Cidadão do Mundo. Lá, estarão o dramaturgo Mario Bortolotto, a cantora Neuza Pinheiro, os poetas Ademir Assunção, Marcelo Montenegro e Zhô Bertolini, além dos músicos Edvaldo Santana, Madan, Fábio Brum e Renato Gama. A entrada custa R$ 3.

Roberto Piva e Claudio Willer protagonizam alguns dos momentos de destaque do evento. Considerados expoentes da poesia surrealista no país, eles fazem a mesa-redonda Provocações e Paranóias.

Segundo Canhoto, outra das “cerejas do bolo” é o encontro Por que Sócrates não Ficava Bêbado? – A Estrada do excesso: drogas, poesia e prosa.

A intenção do Entrepalavras é fazer uma semana cultural temática por ano, além de atividades periódicas. O grupo é formado por Fábio Mendes Assunção, Vanessa Molnar, Hildebrando Pafundi e Alberto Lazzarini, além de Canhoto.

ProgramaçãoTEATRO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

(Paço Municipal. s/nº. Tel.: 4433-0789)

Neste sábado, às 20h - Exibição do filme Nosferatu, com acompanhamento ao vivo da pianista Paola Fachinelli.

ESPAÇO TROCA-LIVRO

(r. Wallace Simonsen, 188, São Bernardo. Tel.: 4336-7771)
Neste sábado, às 15h - Literatura na Boca do Povo, com o escritor Marcelino Freire e o poeta Berimba de Jesus.

Segunda-feira, às 19h30 - A Literatura e o Maldito, debate com o escritor Joça Reiners e o prof. Antonio Vincente (Letras/USP).
Terça-feira, às 19h30 - Literatura em Movimento, com os escritores Vinícius Canhoto, Vanessa Molnar e a poeta Ana Rushë.
Sábado, às 15h - Labirintos da Escrita, com Claudio Daniel e Ademir Assunção.

ESPAÇO CULTURAL CIDADÃO DO MUNDO
(r. Rio Grande do Sul, 74. Tel.: 4225-1349)
Neste sábado, às 22h - Lançamento da revista Coyote e show com vários artistas.

CASA DA PALAVRA
(Praça do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218)
Domingo, às 15h - Poemas Irreverentes, com Glauco Mattoso e Del Candeias.
Domingo, às 16h - Assombração Urbana, exibição de documentário.
Quarta-feira, às 19h30 - Tradição Rebelde, com o filósofo Marcelo Carvalho e a professora Sonia Galvão Gatto (Letras/Fasb).
Quinta-feira, às 19h30 - Provocações e Paranóias, mesa-redonda com Claudio Willer e Roberto Piva.
Sexta-feira, às 19h30 - Por que Sócrates não Ficava Bêbado?, com o filósofo Gabriele Corneli e a poeta e médica Virna Teixeira.
Sábado, às 20h - leitura dramática de Navalha na Carne, de Plínio Marcos. Com Mônica Rodrigues, Tio Santos e Alberto Chagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;