Palavra do Leitor Titulo
Vale a pena antecipar o 13º salário?

Já estamos nos aproximando do fim do ano e muitos bancos e instituições...

Por Dgabc
05/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Já estamos nos aproximando do fim do ano e muitos bancos e instituições financeiras começam a oferecer série de empréstimos para que os correntistas e clientes possam antecipar seus rendimentos anuais, como o 13º salário, a fim de quitar determinadas dívidas ou até adiantar a realização de um projeto. Porém, será que isso vale a pena?

O que muitos clientes devem ficar atentos é com a taxa de juros a ser cobrada sobre o valor retirado. Digo isso porque dívidas como cartão de crédito possuem altíssimos encargos, na casa dos 13%, o que torna viável solicitar o empréstimo para quitar o valor total da fatura.

Por saber que em dezembro é garantido que o contribuinte receberá o valor retirado, os bancos costumam programar a antecipação e a cobrança do salário extra. Além de oferecer taxas em torno de 2,9% ao mês sobre a quantia contratada, tributo inferior aos empréstimos convencionais, como as do cheque especial.

Assim como as taxas menores, o contratante tem a vantagem de não comprometer o orçamento com parcelas mensais. O valor do empréstimo será cobrado de uma única vez, ao fim do ano, no momento em que a bonificação é depositada na conta-corrente. Porém, é importante estar atento a alguns riscos como, por exemplo, o cliente perder o emprego no período entre a contratação e o pagamento e não possuir recursos para quitar o programado.

Mesmo com essa possibilidade de antecipar o pagamento de certas dívidas, é necessário ter consciência na hora de usar o dinheiro retirado para que não falte em momento oportuno. Por isso, é aconselhável organizar todas as suas dívidas em papel ou planilha de computador, com os respectivos prazos de vencimento, e, caso haja, os descontos por pagá-las antes do previsto.

Dessa forma, é possível dimensionar por inteiro o débito a ser quitado e optar claramente por quais são os imprescindíveis ou se ganhará desconto antecipando o pagamento. É sempre bom preservar reserva desse dinheiro para as contas que aparecem entre os meses de dezembro e janeiro, como presentes de Natal, material escolar, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre outros gastos extras.

Dora Ramos é fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial.

Palavra do Leitor

Ademir Medici - 1

Parabéns a este Diário por contar com a figura do ilustre jornalista, repórter, arqueólogo, memorialista e esportista Ademir Medici. Faço parte de grupo de pessoas que, independentemente das chamadas de primeira página, vamos correndo ver Setecidades, coluna do Medici, lida, relida, discutida, curtida, verdadeira aula sobre nossa região, com fatos, personagens, fotos, casos, entrevistas. Autêntica volta ao passado, mas sempre visando o futuro. Valor histórico inestimável.

José Carlos Soares de Oliveira

São Bernardo

Ademir Medici - 2

Gostaria de cumprimentar este Diário pelo caderno Setecidades, que é muito interessante e instrutivo. Vivemos num país em que a memória não tem muito valor e, este jornal, através do ‘seo' Ademir, faz isso muito bem. Parabéns pelos 25 anos deste trabalho!

Wander W. Polonio

São Bernardo

Ademir Medici - 3

Parabenizo este Diário pela brilhante e merecida homenagem ao ‘nosso' querido historiador e memorialista Ademir Medici. A reportagem, assinada pela jornalista Camila Galvez (Setecidades, dia 2), retrata com exatidão o que representam o senhor Ademir e sua coluna Memória para todos nós, principalmente para a história do Grande ABC. Confesso que todas as manhãs, minha família e eu seguimos o mesmo ritual; somente tomamos o café da manhã após ler o Diário e, obviamente, a coluna Memória. Parabéns Ademir, foram 25 anos de história e valiosas informações! O povo do Grande ABC agradece.

Valdir Francischetti

Santo André

Resposta

Em resposta à carta da munícipe Josileide da Conceição (Descaso, dia 30), temos a esclarecer que o paciente Josimar José de Sá foi trazido para o Hospital e Pronto-Socorro Central dia 26, à noite, vítima de acidente de moto. Desde então, encontra-se internado por traumatismo cranioencefálico. Josimar permaneceu por 48 horas na sala vermelha da unidade, em observação neurológica, porque havia o risco de rebaixamento do nível de consciência. Durante esse período, o paciente apresentou otorragia (saída de sangue pelo ouvido), o que justifica o sangue verificado pela irmã em sua visita. Ao contrário do que afirmou a munícipe, seu irmão nunca necessitou de entubação orotraqueal ou vaga em UTI, tanto que seu estado apresentou melhora clínica e encontra-se atualmente na sala amarela, local onde ficam os pacientes já estabilizados. O PS Central dispõe de dez leitos de UTI e, se houvesse necessidade, Josimar seria transferido para lá.

Prefeitura de São Bernardo

Linha 064 - parte 2

Infelizmente, tenho que concordar com o leitor Carlos Henrique Migliorim (Linha 064, dia 1º). Tenho enviado solicitações tanto para a EMTU quanto para a Viação Ribeirão Pires, questionando os horários fictícios que estão no site da empresa, para que fiscalizem melhor a linha, pois sempre a resposta é de que o carro quebrou. Já fiquei mais de uma hora esperando ônibus e quando aparece só dizem que não tinha carro na linha, pois havia quebrado. Ainda vem a sátira logo pela manhã no painel do ônibus dizendo: ‘Veículo Novo'. Infelizmente é somente o usuário que sofre, pois há chefes que não entendem!

Roseni dos Santos Lima

São Bernardo

Dilma e FHC

Dilma tem razão quando retruca FHC, que disse que ela não assumiu a Presidência com apagão de energia elétrica e dívida com o FMI, dando a entender que não se compara à gestão Lula com a dele. Realmente não dá para comparar os apagões, porque como Dilma fez parte importante na gestão Lula como ministra da Casa Civil, deve ter se esquecido do apagão aéreo, nas estradas federais, portos, Educação, Saúde, linhas de retransmissão de energia elétrica sucateadas, corrupção endêmica etc.

Beatriz Campos

Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;