Internacional Titulo
Templo khmer de Banteay Chmar é saqueado
Do Diário do Grande ABC
21/01/1999 | 10:37
Compartilhar notícia


O templo khmer de Banteay Chmar (Noroeste do Camboja) foi saqueado e depredado em novembro e dezembro, e suas pedras e obras em baixo relevo foram exportados ilegalmente para a Tailândia. A denúncia foi feita quarta à noite pelo professor Claude Jacques, conselheiro especial da direçao geral da Unesco para o Camboja e Angkor (Tailândia).

O funcionário constatou pessoalmente no local, no fim de semana passado, que dezenas de metros de painéis em baixo relevo e centenas de pedras haviam sido arrancados do templo.

Segundo ele, monolitos do século XIII que tinham inscriçoes ``excepcionais e de grande valor científico' também desapareceram. Os aldeoes da regiao acusam militares de ter saqueado o templo durante um mês. Testemunhas informaram que um grupo de 600 homens saqueou o templo em plena luz do dia.

Em cinco de janeiro passado, um caminhao foi apreendido numa das estradas da Tailândia com 117 peças arrancadas de um templo similar ao de Banteay Chmar. Todas as peças foram levadas para o museu de Prachin Buri, onde serao submetidas ao trabalho de peritos. Segundo o funcionário da Unesco, o carregamento apreendido representa apenas metade da quantidade de peças do Patrimônio Histórico roubadas de Banteay Chmar.

Os saques sao atribuídos ao sucesso das relíquias históricas da regiao entre colecionadores ocidentais e japoneses. Recentemente, um monolito do século XIII foi apreendido com um receptador na Tailândia. A peça foi avaliada em US$ 13 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;