Nacional Titulo
Presídios fluminenses vão ganhar salas de leitura
Por
15/07/2006 | 08:38
Compartilhar notícia


A maneira mais rápida de se cumprir uma pena pode estar nos livros. Esta é a filosofia de um projeto desenvolvido pelas secretarias estaduais de Administração Penitenciária e de Educação, que propõe um dia a menos de prisão para cada três de estudo, seguindo os moldes da remissão de pena pelo trabalho.

Além do benefício, ainda em avaliação pela Vara de Execuções Penais, três unidades prisionais do Rio de Janeiro vão ganhar, na segunda-feira, uma sala de leitura, cada uma com um acervo de aproximadamente mil títulos, de autores nacionais e estrangeiros.

A adoção de um modelo de remissão por meio do estudo não é novidade no Rio, que já reduz um dia no cárcere para cada 18 horas de atividade educacional e cultural. Porém, a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado quer ir além, por considerar que estudo e trabalho merecem o mesmo tipo de incentivo.

Desenvolvido desde 2003 pela Instituto Oldemburg em parceria com o Grupo Editorial Record, o projeto Sala de Leitura já foi instalado em cerca de 300 lugares, entre hospitais e escolas, e, agora, chega aos presídios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;