Economia Titulo
Corte da Selic em 0,25 ponto percentual foi decisão unânime
Do Diário OnLine
28/03/2002 | 12:01
Compartilhar notícia


A decisão de reduzir em 0,25 ponto porcentual a meta da taxa Selic foi unânime entre os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na última reunião do Comitê, realizada na última semana, de acordo com a ata divulgada nesta quinta-feira.

A decisão de reduzir a Selic de 18,75% para 18,5% ao ano foi respaldada na melhora do cenário externo, no movimento de queda verificado na inflação e nas projeções para o ICPA em 2002 e 2003, de acordo com a análise dos diretores do BC.

Na reunião de fevereiro, quando a taxa caiu de 19% para 18,75%, houve uma divisão no placar, que ficou em cinco a três a favor do corte.

Os membros do Comitê, no entanto, ressaltam que alguns elementos ainda justificam uma posição mais cautelosa do BC. Os membros do Copom reforçam a preocupação externada na quarta-feira no relatório em relação ao reajuste dos preços administrados por contrato e monitorados. As projeções feitas pelos diretores indicam reajustes de 6,8% para 2002 e 4,5% para 2003, com contribuição direta de 2,1 pontos porcentuais e 1,4 pontos porcentuais para o IPCA, respectivamente.

Um outro elemento apontado na ata e que já constava do relatório é o reajuste já anunciado de 8,2% para o preço da gasolina e a perspectiva de aumentos acima de 20% para o gás de cozinha, até o final ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;