Argentina e Bolívia foram as primeiras a chegar para o campeonato que dá ao Brasil o favoritismo ao título. Os grupos: A - Brasil, Peru e Bolivia; B - Argentina, Paraguai e Venezuela e no C, Uruguai, Chile e Equador. O torneio ganhou notoriedade por ser classificatório para o Mundial, na Guatemala, em novembro. Os três primeiros colocados carimbam passaporte para o Mundial.
Assim como no futebol, o futsal do Brasil - modalidade que só perde para o futebol em número de praticantes no país - entra no Sul-Americano como a bola da vez. Com cinco títulos mundiais e 11 sul-americanos, a Seleçao Brasileira do técnico Vander Iacovino, ex-GMC Chevrolet, nao teme ninguém. Reconhecida como a atual maior força do futsal da América Latina, o selecionado conta também com um dos maiores talentos das quadras: Manoel Tobias.
A Seleçao de Vander tem dois jogadores do Grande ABC que podem ser importantes no esquema tático: o goleiro Franklin e o ala Almir, ambos da Chevrolet/GMC. Franklin, que sabe jogar muito bem fora da área, nos passes, e Rogério, do Atlético Mineiro, sao os goleiros do Brasil.
Na Chevrolet/GMC, além do eficiente Franklin, o goleiro reserva Tiago também é exímio em jogar fora da área, com passes precisos e chute fortíssimo.
A princípio, Rogério deve sair jogando, além de Manoel Tobias, André e Simi (ex-GMC) e ainda Schumacher (ex-GMC) e Falcao (Sao Paulo). Danilo e Fininho devem entrar de acordo com o andamento da partida. O fixo Lenísio, do Atlético Mineiro, é outro que deve ficar no banco. Se precisar, Joan, do Sao Paulo, e Saad, do Atlético Mineiro, também podem ser utilizados por Vander.
O técnico Vander encerrou nesta sexta os preparativos e nao quer saber de burburinhos sobre o favoritismo do Brasil para ser campeao. "No futsal, assim como no futebol, tudo se decide lá dentro da quadra. O Brasil está bem, vive um momento espetacular, tem inúmeros talentos, mas nao podemos tirar o mérito de nossos adversários. Cada jogo é uma decisao", declarou Vander.
O treinador da Seleçao Paulista Juvenil, Osni Alves de Souza, e atual técnico da mesma categoria no Chevrolet/GMC, está confiante no potencial brasileiro. "O grupo é excelente, nada a contestar. Se jogar sério, como todos esperam, o Brasil atropela o Peru amanha (sábado) e nao vai ter pra ninguém", palpitou.
Uruguai x Chile e Brasil x Peru abrem o campeonato neste sábado em Foz do Iguaçu. Domingo, jogam Brasil x Bolivia (18h30, com TV), Argentina x Paraguai, e, na segunda-feira, feriado de 1º de maio, jogam Chile x Equador e Argentina x Venezuela. Na terça-feira, em prosseguimento ao campeonato, se enfrentam Peru x Bolivia, Uruguai x Equador e Paraguai x Venezuela. As semifinais começam no próximo dia 6 de maio. As finais serao no dia 7.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.