Economia Titulo

ANM: Mesmo com PL de Minerais Críticos, Brasil ainda engatinha sem infraestrutura

09/06/2026 | 16:38
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique, afirmou nesta terça-feira, 9, que mesmo com aprovação do projeto de lei (PL) dos Minerais Críticos na Câmara dos Deputados e envio ao Senado, o Brasil segue sem infraestrutura para aproveitar seu potencial e segue "engatinhando" no setor.

"Estamos engatinhando ainda, mesmo com a política. Claro que eu acho que com o tempo vai sair, mas a estrutura, a institucionalidade, ainda é insuficiente. Isso ainda sem passar pela questão da financiabilidade de projetos", afirmou durante evento do setor em Brasília (DF).

O PL estabelece diretrizes para estimular a pesquisa, a lavra, o beneficiamento e a agregação de valor no País, prevendo instrumentos como incentivos fiscais, prioridade no licenciamento e mecanismos de financiamento para projetos considerados estratégicos.

DGABC

Apesar do potencial geológico, o diretor aponta que o país ainda carece de infraestrutura logística adequada, como ferrovias e portos especializados, além de plantas industriais para processamento e refino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;