"Foi uma discussão útil, temos possibilidades de avançar, mas há efetivamente muito trabalho pela frente”, declarou à Agência Brasil. Segundo ele, o encontro deste domingo teve caráter "histórico".
Para a reunião, vieram ao Brasil o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick, o ministro do Comércio da Austrália, Mark Vaile, o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, e o comissário de Relações Exteriores da União Européia, Pascal Lamy. "Reunir países tão diferentes em torno de uma agenda comum é algo histórico”, afirmou Amorim.
O encontro durou quase quatro horas e, segundo o ministro brasileiro, teve uma pauta extensa. "Discutimos a questão agrícola na OMC (Organização Mundial do Comércio) e também os três pilares de exportação: apoio doméstico, acesso à mercados e subsídios à exportação. Sobre todos eles tivemos uma conversa frutífera, em que entendemos melhor as preocupações de cada parte, e concordamos que é preciso prosseguir paralelamente nos três pilares".
Amorim explicou que Brasil e Índia representaram todos os países do G-20. Ele informou que as próximas negociações devem ser feitas entre técnicos dos países envolvidos na reunião deste domingo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.