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Região ganhará mais 11 franquias


Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC

21/08/2005 | 08:11


Abrir uma franquia no Grande ABC é um bom negócio? O próprio mercado responde: 11 novas lojas de franquias vão se instalar em três dos quatro maiores shoppings da região no segundo semestre. O franchising é um dos setores da economia mais promissores neste ano, com previsão de crescimento de 10% na comparação com 2004, segundo projeção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) - no ano passado, o setor movimentou R$ 31,6 bilhões.

Levantamento realizado pela empresa ABC Feiras mostrou que existiam no ano passado cerca de 650 franquias nas sete cidades, que movimentavam juntas cerca de R$ 270 milhões por ano. Mais de 50% delas estavam localizadas em Santo André e São Bernardo. Segundo o estudo, as franquias quase que triplicaram desde 2000, quando o número era de 230.

O movimento dos franqueados na região segue a tendência detectada pela ABF nos centros comerciais de São Bernardo, Santo André, São Caetano e Mauá: cerca de 70% das franquias locais estão localizadas em shoppings centers.

No shopping ABC Plaza chegarão as lojas São Paulo I (alimentação), Spaghetti Primo (alimentação), Spoleto Culinária Italiana (alimentação) e outra franquia que não teve o nome divulgado.

O Shopping ABC ganhará as unidades da Lilica & Tigor (moda infantil), Salinas (moda praia), Mercearia (moda jovem feminina) e Central Claro Celulares. Já no Mauá Plaza Shopping, o consumidor poderá comprar neste segundo semestre na Barred's (moda feminina), Espaço Delta (moda feminina) e ainda comer na Kampek (comida oriental).

"Para não correr riscos, os shoppings preferem investir em marcas conhecidas, ao invés de optar pela operação de iniciantes. Nestes centros comerciais sempre há público consumidor para o sistema de franchising", afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF. Ele acredita no potencial de negócios para o sistema de franquias na região, que em sua opinião, passa por processo de recuperação industrial e de emprego, mantendo a concentração de empresas de setor de serviços.

A vantagem de optar pelas franquias, segundo especialistas da área, é a possibilidade de investir em um negócio já formatado, padronizado, testado por uma empresa e com uma marca conhecida dos consumidores.

Formato testado - Em outubro de 2002, Carlos Alexandre Nunes resolveu com mais três sócios investir na abertura da franquia da Spoleto Culinária Italiana no Shopping ABC. "Fomos atraídos pelo sistema de franchising, que já tem formato testado no mercado", diz.

A experiência foi tão boa que o empresário, juntamente com mais quatro sócios, decidiu abrir outra loja da marca, desta vez no Shopping ABC Plaza, que será inaugurada na segunda quinzena de setembro. "O Grande ABC é o 4º PIB (Produto Interno Bruto) do país. A região tem grande potencial de consumo", afirma Nunes.

Tom Torres, de São Caetano, também irá optar pelo segmento de alimentação. O empresário e mais dois sócios resolveram investir R$ 800 mil em duas unidades no Shopping ABC Plaza: os restaurantes Spaghetti Primo, de comida italiana, e São Paulo I, de comida típica de fazenda. "Queríamos optar por um estrutura que nos desse um know-how operacional", afirma.

Na próxima terça-feira, as sócias Fernanda Matosinho e Cláudia Awada inauguram no Shopping ABC a loja Salinas, de moda praia. "Não tínhamos experiência na área e o sistema de franquia nos possibilitou ter uma estrutura completa de negócio", afirma Fernanda. De acordo com a empresária, os donos da marca, que são do Rio de Janeiro, estiveram visitando o shopping para aprovar a liberação da primeira unidade da marca no Grande ABC. "Eles gostaram muito da região."



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