Cultura & Lazer Titulo
'Os Cinco Sentidos' é uma aventura filosófica
Patrício Bentes
Do Diário do Grande ABC
23/12/2001 | 16:57
Compartilhar notícia


Chegas às livrarias Os Cinco Sentidos – Filosofia dos Corpos Misturados 1 (Bertrand Brasil, 364 págs., R$ 42), do francês Michel Serres, com tradução de Eloá Jacobina. Nessa aventura filosófica, o autor propõe uma cultura da mestiçagem a partir dos opostos: o duro e o suave, o claro e o escuro, o antigo e o contemporâneo, o monoteísmo e o politeísmo, o branco e o preto etc. Seu texto faz rápidas passagens de um ponto a outro das várias formas do conhecimento, por meio de uma linguagem não-linear.

O livro une Hermes e Cinderela, a morte de Sócrates e a Última Ceia, a metafísica e o esporte. Essa obra inicia a filosofia dos corpos misturados de Serres. “Uma cultura ideal, sim, ainda por vir, mas talvez a única esperança de um porvir quando a ciência nos tornou aptos a construir e destruir o mundo. É o cultivo dessa mistura que dará lugar à filosofia que nos falta para conectar, em paz, o global e o local”, diz um trecho na orelha do livro, em texto assinado pela tradutora. Serres, 71 anos, foi aluno da Escola Naval, que abandonou por causa da leitura do livro A Gravidade e a Graça, da filósofa Simone Weil. Também pela Bertrand Brasil, em 1998, publicou Notícias do Mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;