Economia Titulo
Anúncios de Bush quanto a fraudes decepcionam imprensa
Por Das Agências
10/07/2002 | 10:35
Compartilhar notícia


As propostas do presidente americano George W. Bush para acabar com os delitos empresariais deixaram a desejar e mais parecem uma atitude eleitoreira, opinaram nesta quarta-feira os principais jornais americanos.

O discurso de Bush "foi decepcionante, desprovido de propostas fortes para remediar os problemas subjacentes", indicou The New York Times, que também se abordou o passado do presidente como executivo petroleiro no Texas.

"O presidente rejeita as críticas (contra ele) como políticas. Mas se espera restaurar a confiança dos investidores nas empresas americanas, necessita primeiro botar ordem na própria casa", diz o Times, em um editorial.

Por sua parte, The Washington Post rejeitou a percepção manifestada por Bush de que a série de escândalos empresariais nos Estados unidos é fundamentalmente um tema moral, e o repreende pelo comentário de que "não há capitalismo sem consciência (...) riqueza sem caráter".

"Não há dano nesta retórica, mas é infantil supor que as empresas possam ser reguladas por algum tipo de código de honra nacional", disse o Post.

"Existem alguns limites que não deveriam ser cruzados na busca de lucros, mas estes estão definidos pela lei, não pela moral pessoal", prosseguiu o jornal, enfatizando que as propostas do presidente foram "limitadas" e "mais fracas" do que as que estão sendo avaliadas no Congresso.

The Wall Street Journal advertiu, por sua vez, que "tudo o que se está ouvindo agora de Washington é destinado a ganhar as eleições de novembro, não a acalmar os mercados financeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;