Unir a teoria e a prática no ensino de técnicas de segurança no trabalho. Essa é a proposta do Instituto de Ensino Triângulo, que abre suas portas em Santo André. A escola, que pretende formar também profissionais de enfermagem, conta com um investimento inicial de R$ 120 mil.
Segundo o sócio Renato Sanches, um dos motes para atrair alunos qualificados na área sao as exigências da lei. Atualmente, as empresas com mais de 100 funcionários, cuja atividade ofereça algum grau de risco, sao obrigadas a manter um técnico em segurança e um profissional da área médica.
Para atingir o objetivo de tornar-se uma referência na regiao, a escola equipou-se de um moderno laboratório com revestimento acústico que permitirá aos alunos, por exemplo, realizar testes de enclausuramento de equipamentos a fim de testar o nível de ruído dos mesmos em um ambiente de trabalho.
Os técnicos em segurança serao formados em 18 meses. Os auxiliares de enfermagem, em 13 meses. As aulas serao ministradas por profissionais da Petrobrás (segurança) e da Alcoa (enfermagem).
Prevençao é mais barata do que a correçao
Da Redaçao
Atualmente, a funçao do técnico em segurança vai muito além da mera prevençao de acidentes. Em um grande escritório, ele pode, por exemplo, executar estudos ergonômicos de postura testando a adequaçao de equipamentos, como mesas e cadeiras.
O técnico pode até mesmo sugerir a instalaçao de uma tela protetora para filtrar a radiaçao emitida pelo vídeo do computador. Afinal, está provado que tal radiaçao é a principal causadora de danos ao usuário, superando até mesmo o esforço repetitivo, explica o especialista em segurança do Instituto de Ensino Triângulo, Renato Sanches.
Finanças Outro argumento usado por Sanches para justificar a formaçao técnica em segurança é o financeiro, mais precisamente a economia que uma empresa pode conseguir se investir na prevençao de acidentes de trabalho com seus funcionários.
Percebo uma mudança na cultura das empresas que têm descoberto que a prevençao é melhor do que a correçao, além de ser mais econômica. Afinal, se a empresa nao se adequa às normas de segurança e de qualidade, pode até perder mercado para os seus produtos, afirma o especialista.
Tais preocupaçoes também estao vinculadas à conscientizaçao das empresas com os índices de qualidade e a certificaçao, por exemplo, de ISO 9000. A Triângulo está instalada em uma área de 450 m², com seis salas e dois laboratórios e pode receber até 180 alunos por mês.
As aulas começam em 2 de agosto, ao custo promocional de R$ 176 por mês, para quem se matricular até o dia 27 deste mês.
Cursos de atualizaçao técnica também estarao disponíveis aos interessados que já estejam atuando na área de segurança. Para os profissionais de enfermagem, a escola oferecerá cursos de Home Care, de especializaçao para atendimento de pacientes em domicílio. WW
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.