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Como montar equipe campeã (parte 1)

Para criar um time campeão, é preciso se preocupar com: 1º) Selecionar os melhores; 2º) Desenvolver a equipe; 3º) Fidelizar o time

Cíntia Bortotto
09/04/2012 | 00:00
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Na semana passada, ministrei palestra durante o Seminário Brasileiro de Material de Construção, dentro da Feicon Batimat, em São Paulo, maior feira do setor na América Latina. O tema da explanação foi ‘Como montar uma equipe campeã em sua loja'. O mercado de materiais de construção tem crescido e chegou a hora de as lojas investirem em pessoas. À medida em que os negócios crescem e saem da temática financeira-comercial (comum a todo negócio que se inicia), começa-se a pensar em diferenciais competitivos. Quando se fala em serviços e comércio, pensamos em pessoas.

Para se criar um time campeão, é preciso se preocupar com o tripé da gestão de pessoas: 1º) Selecionar os melhores; 2º) Desenvolver a equipe; 3º) Fidelizar este time. Para isso não basta carisma ou sensibilidade. São necessários técnicas, processos e pessoas de Recursos Humanos pensando em políticas que abarquem esses quesitos.

Contratar - O primeiro passo é contratar direito. Contratar errado tem como consequência enorme prejuízo. Por exemplo, se considerarmos o salário de um atendente de R$ 1.000 e ponderarmos que seu chefe (de salário R$ 2.000) gaste 25% do tempo do mês para treinar esse novo atendente. Se levarmos em conta, ainda, que um atendente ‘treinador' mais experiente (de salário R$ 1.500) dedicaria metade do mês para fazê-lo aprender aspectos básicos do trabalho, teríamos salário de R$ 1.000, mais R$ 500 do salário do chefe, mais R$ 750 do salário do treinador. Se somarmos a isso encargos e benefícios da ordem de duas vezes o salário, teríamos gasto no primeiro mês de R$ 4.500, ou seja, quatro vezes e meia o salário do funcionário. Que empresário que pode se dar ao luxo de errar na contratação e desperdiçar quatro vezes e meia o salário?

Pra não errar, inicie com entrevista que o faça entender valores e aspectos da vida do funcionário. Depois, investigue a trajetória profissional, buscando entender se sua experiência condiz com a necessidade da vaga.

Por fim, sugiro averiguar bem as competências, ou seja, os comportamentos vinculados ao que é necessário para a vaga. Pergunte sobre a situação, a ação que o candidato teve na situação e o resultado gerado. A pergunta para verificar o comportamento deve ser sempre aberta e ponderar esses três aspectos. Busque um caso real, nunca algo hipotético. Perguntas de situações específicas tendem a demonstrar comportamentos passados que preveem os comportamentos futuros.

Na semana que vem, abordarei os demais aspectos do desafio de montar uma equipe campeã. Siga confiante e boa sorte!




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