Internacional Titulo
Putin contrário ao corte do fornecimento de gás
Da AFP
30/12/2005 | 09:07
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro ucraniano, Yuri Ekhanurov, afirmou nesta sexta-feira que o presidente russo Vladimir Putin se opõe à idéia de cortar o fornecimento de gás à Ucrânia a partir de 1º de janeiro, como ameaça fazer a gigante do gás russo Gazprom.

"Putin declarou que era preciso garantir o fornecimento de gás aos consumidores ucranianos", afirmou Ekhanurov à rádio ucraniana Era FM.

Também anunciou o retorno a Kiev da delegação que, desde quarta-feira, tentava obter uma solução de último minuto para a disputa.

Ucrânia e Rússia mantêm um conflito há várias semanas sobre o preço do gás que Moscou vende a Kiev, atualmente por 50 dólares os 1.000 metros cúbicos.

A Gazprom deseja quadruplicar os preços, para equiparar os mesmos ao mercado internacional, e pede entre 220 e 230 dólares por 1.000 metros cúbicos.

Kiev considera inaceitável este preço e exige um aumento gradual.

Sem um acordo com a Ucrânia, a Rússia ameaça cortar o abastecimento a partir de 1º janeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;