Sua Saúde Titulo
Pólipo intestinal

São lesões benignas que podem se desenvolver na mucosa do intestino...

Leo Kahn
19/07/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


São lesões benignas que podem se desenvolver na mucosa do intestino grosso, mas pode se transformar em câncer de cólon ou reto com o decorrer do tempo. 

Acomete pessoas em qualquer faixa etária, sendo que após os 50 anos as chances desse pólipo se tornar câncer são maiores. Alguns hábitos podem facilitar o aparecimento de pólipo e de câncer: o fumo, o consumo de dieta rica em gorduras e pobre em fibras, uso freqüente de álcool e de alimentos com corantes artificiais. 

O câncer do intestino grosso é um dos tumores mais freqüentes entre homens e mulheres no mundo ocidental, o quinto câncer mais diagnosticado no Brasil e o segundo na região sudeste. Metade dos pacientes com este câncer ainda morre com menos de cinco anos após tratamento, detectado no começo a sobrevida ultrapassa 90%. 

Existem alguns fatores de risco como histórico pessoal ou familiar de pólipos benignos, câncer de intestino, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, câncer de mama, ovário ou útero. 

SINAIS E SINTOMAS
- Sangramento anal
- Sangue nas fezes
- Alteração do hábito intestinal, ou seja, diarréia e obstipação alternados
- Vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta
- Dor ou desconforto abdominal ou anal
- Fraqueza
- Anemia
- Sensação de gases ou distensão
- Perda de peso sem causa aparente
- O diagnóstico será feito pelo medico gastroenterologista que após a anamnese e o exame físico, poderá solicitar exames complementares de sangue oculto nas fezes, enema de bário, sigmoidoscopia, colonoscopia e tomografia computadorizada.

SAIBA MAIS:
- Os pólipos podem crescer com ou sem pedículo e o seu tamanho varia consideravelmente. 
- O mais habitual é que os pólipos se desenvolvam no reto e no segmento inferior do intestino grosso. 
- Rastreamento é o conjunto de medidas tomadas para a identificação de pólipos ou de câncer precoce em indivíduos sem sintomas. 
- O exame proctológico deve ser complementado nos indivíduos de risco, ou em todos com sintomas intestinais, pelo exame colonoscópico. 
- Os tumores de intestino, em geral, crescem de forma silenciosa. 
- Hemorroidas não causam câncer, porém podem confundir o diagnóstico.
- Nem tudo que sangra pelo ânus significa hemorróidas. 
- A maioria dos pólipos não provoca sintomas, mas o sintoma mais comum é a hemorragia pelo reto.
- Saiba o histórico de saúde de sua família.
- Aumente frutas e vegetais no seu dia a dia.
- Não fume.
- Evite o álcool.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Evite ficar sobrepeso.
- Oriente pessoas de seu convívio de como é possível prevenir o câncer do intestino com exames de rastreamento. 
- Na maioria dos casos o médico remove os pólipos do intestino grosso durante a colonoscopia ou sigmoidoscopia e deverá fazer testes regulares no futuro.
- Há sinais evidentes de que os pólipos adenomatosos são propensos a tornarem-se cancerosos, quanto maior for o pólipo maior é o risco de ser maligno, procure seu médico imediatamente se apresentar os fatores de riscos e sintomas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;