Internacional Titulo
Inspetores acham ogivas de armas químicas no Iraque
Do Diário OnLine
16/01/2003 | 18:35
Compartilhar notícia


A ONU anunciou nesta quinta-feira em Bagdá que seus inspetores encontraram 11 ogivas usadas em armas químicas durante inspeções em um depósito de munições no Iraque. O porta-voz da ONU Hiro Ueki disse que o grupo encontrou "11 ogivas químicas de 122 milímetros de calibre e outra ogiva que ainda está sendo examinada".

De acordo com Ueki, apesar das armas químicas estarem vazias, elas apresentam excelente condição. O porta-voz não deu uma estimativa do quão significante é a descoberta.

Segundo o general iraquiano Hossam Mohamed Amin, as ogivas de mísseis vazias descobertas não têm nenhuma relação com os programas de armas de destruição em massa. “Estes foguetes expiraram. Eles estavam fechados em caixas de madeira, que tínhamos esquecido”, disse Amin.

Mais cedo, o presidente americano George W. Bush voltou a disparar sua retórica contra o Iraque. Bush, que no início da semana disse estar "cansado das mentiras de Saddam", voltou à carga nesta quinta-feira. Para ele o tempo para que Bagdá cumpra as demandas da ONU e se desarme está se esgotando. A Casa Branca reiterou nesta 5ª que o dia 27 de janeiro, quando será entregue do relatório final dos inspetores de armas ao Conselho de Segurança da ONU, é uma data decisiva para os EUA.

“A escolha é dele. Cabe a Saddam Hussein fazer o que o mundo inteiro pede que ele faça”, disse Bush. “Até agora não há provas muito boas de que ele está se desarmando. E o tempo está se esgotando. Em algum momento a paciência dos EUA acabará”, acrescentou.

Violação - A pressão americana sobre o Iraque aumentou ainda mais nesta quinta-feira, depois que o chefe dos inspetores de desarmamento da ONU, Hans Blix, informou que o Iraque violou o embargo das Nações Unidas ao importar armas convencionais. Não há confirmação de que o estejam relacionados a armas de destruição em massa.

Para o inspetor-chefe, a situação é “muito tensa e perigosa”. Blix afirmou ainda que "uma outra forte opção, como vocês sabem, é a que nós temos visto tomar a forma de uma ação armada contra o Iraque".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;