Memória Titulo
Contabilistas em festa reúnem-se em São Bernardo

Ontem focalizamos a festa de formatura dos contabilistas de São Caetano em 1952...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Ontem focalizamos a festa de formatura dos contabilistas de São Caetano em 1952. Hoje, 60 anos depois da festa realizada no Cine Max, relacionamos os 54 contabilistas de São Bernardo que serão homenageados hoje, a partir das 19h30, pela Câmara local, numa iniciativa do vereador Minami.

A homenagem é em comemoração ao Dia do Contabilista. Muito provavelmente se falará de um banquete servido em 25 de abril de 1926 pelas classes contábeis paulistanas ao senador João Lira. Foi o senador, naquela noite, que em seu discurso afirmou: "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".

João Lira tornou-se o Patrono dos Contabilistas. E a categoria, que já foi formada pelos antigos guarda-livros, cresceu e multiplicou-se. Daí porque são importantes festejos como o desta noite em São Bernardo e como o que ocorreu, semana passada, em Santo André.

E quantos contabilistas servem e serviram no Grande ABC. Que novos quadros de honra como o de hoje, idealizado pelo Agostinho Marcos Fratini, do Departamento de Artes do Diário, possam vir a configurar nesta página Memória.

AMANHÃ EM MEMÓRIA 
Os 38 contabilistas de São Caetano formados em 1952.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 4 de maio de 1982
Manchete - Ingleses afundam cruzador (na guerra das Malvinas).
Editorial - Periga a união pan-americana nas Malvinas
Movimento sindical - Sindicatos vão recorrer ao TST (pelos 7% reais) e preparam greve.
Movimento estudantil - Afastamento de oito dos nove professores da cadeira de Clínica Odontológica Integrada encerra crise da Odontologia na Metodista.
São Bernardo - Formada a SAB Parque dos Pássaros. Na presidência, Milton Antoniolli.
São Caetano - Jornaleiros acham que a proibição de exibição de revistas eróticas é ineficaz.
Futebol - Domingo, em Bragança Paulista, Bragantino 1, EC São Bernardo 1; no Lauro Gomes, em São Caetano, Saad 0, Paulista, de Jundiaí, 0.

EM 4 DE MAIO DE...
1972 - Feito em São Bernardo o enxerto de órgão genital em morador do Jardim do Estádio, Santo André. É a primeira cirurgia do gênero no Grande ABC e a sexta do mundo.
A cirurgia de São Bernardo foi realizada no Hospital Príncipe Humberto por dois médicos da equipe do Dr. Zerbini, Fontagno Marques e Paulo Hideki Kishida.
1977 - Edifício Bartira, no centro de Santo André, sofre princípio de incêndio.

RIO GRANDE DA SERRA
Semana Rio Grande da Serra, que Memória promoverá a partir de domingo, terá como texto básico a dissertação de 2009 realizada por Hamilton Gomes do Nascimento sob o título História da Paróquia São Sebastião de Rio Grande da Serra. 

É um trabalho de fôlego, alicerçado em imagens muito bonitas da Igreja em Rio Grande da Serra. Trabalho que merece ser transformado em livro.

A dissertação foi encaminhada à Memória pela nossa colaboradora Inácia Bernadete Neto de Araújo, da Paróquia São Sebastião.

USCS 
Aniversário de José Vilhena Urquiza (São Caetano 4-5-1941). Ele integrou a turma pioneira da atual USCS: Administração de Empresas, 1970. 
Fonte - Centro de Memória da USCS.

SANTOS DO DIA
Ciríaco, Floriano, Gregório de Vennuchio e Pelágia.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Ostensório. Criado no Rio Grande do Sul, em 1942, para o 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo. Materiais utilizados: ouro, prata, platina e diamantes.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SÃO PAULO
Antenor de Lara Campos Filho, o Tozinho. Dia 29. A missa de sétimo dia será realizada segunda-feira, dia 7, às 12h45, na igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo.

Tozinho tornou-se conhecido nacionalmente, entre os anos 1960 e 1980, pela criação de cães fila na Ilha Sabiá, no km 26 da Estrada do Alvarenga, em São Bernardo. Como divulgação, ele percorria as principais rodovias fazendo a inscrição ‘Cão Fila - km 26'.

O merchandising de Tozinho gerou todo tipo de especulação. Seria um ato terrorista?, chegou-se a indagar. A realidade foi noticiada pelos jornais, inclusive o Diário. À Imprensa ele dava especial atenção. Atendia pessoalmente em sua ilha. E buscava divulgar a raça fila.

Odair Cabeça de Poeta chegou a ilustrar um de seus LPs com a inscrição famosa que Tozinho idealizou.

SANTO ANDRÉ
Elisabete Capella Maia, 48. Natural de São Paulo. Dia 29. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Rogério Moraes Munhoz, 44. Natural de Santo André. Dia 28. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO BERNARDO
Elvira Idalina da Silva, 91. Natural de Cuité (PB). Dia 28. cemitério dos Casa.
Josefina Sarassani de Souza, 86 anos. Natural de Barra Bonita (SP). Dia 29. Cemitério dos Ipês, em Itapecerica da Serra (SP).
Dirce dos Santos Ramos, 85. Natural de Uberaba (MG). Dia 30. Cemitério dos Casa.
Joaquim Bezerra da Silva, 75 anos. Natural de Pesqueira (PE). Dia 29. Cemitério dos Casa.
Ana Jesus Mota Ghisi, 74 anos. Natural de Serrinha (BA). Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Alice Martins Gusmão, 85. Natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Dia 26.
Maria das Neves Silva, 78. Natural de Mossoró (RN). Dia 1º.
José da Rocha Filho, 74. Natural de Araxá (MG). Dia 26.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;