Economia Titulo
Uruguai confirma queda na produção de petróleo
Das Agências
14/01/2001 | 16:57
Compartilhar notícia


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reiterou neste domingo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diminuirá sua produção petrolífera, depois de falar por telefone com o presidente iraniano, Mohammad Khatami.

“Haverá uma queda na produção para recuperar os preços justos de nosso petróleo”, disse Chávez em seu programa de rádio dominical Alô, presidente.

“Falamos com Khatami sobre a queda na produção que não tem volta”, garantiu Chávez, alegando que um barril de petróleo ao preço de US$ 30 vale cinco vezes menos que um barril de whisky.

“Estava conversando com Mohammad Khatami por causa da situação no Irã. Devemos estar lá no mês de maio para continuar fortalecendo a Opep e as relações bilaterais entre Irã e Venezuela”, frisou o presidente Chávez.

O ministro do Petróleo de Catar e o presidente da Opep, Shakib Jelil, afirmou numa entrevista publicada neste sábado que os ministros petroleiros da organização decidiram em Viena nesta quarta-feira uma baixa na produção de 1,5 a 2 milhões de barris diários (mbd).

Nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, o secretário-geral da Opep, o venezulano Ali Rodríguez, disse pela televisão que “as opiniões divergem entre os países-membros da Opep. Alguns são favoráveis a uma redução de 1 mbd, outros se inclinam por 1,5 mbd, enquanto que outros são partidários de uma redução de 2 mbd”. “A redução será entre estes níveis”, disse Rodríguez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;