Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Paraguai suspende importaçao do gado vindo do Brasil


Do Diário do Grande ABC

29/01/2000 | 14:14


A sub-secretaria de Gado do Paraguai suspendeu temporariamente a importaçao proveniente do Brasil de eqüinos e o material genético da mesma espécie, devido ao descobrimento no país vizinho de uma bactéria causada pelo mormo, enfermidade mortal que é transmitida ao ser humano.

O médico Martín Sánchez, especialista no tratamento de cavalos, explicou que o mormo ``é uma enfermidade muito contagiosa e mortal dos eqüinos, porém também transmitida ao homem, a ponto de quase todos os pesquisadores que trabalharam com ela morreram por infecçao pulmonar e complicaçoes de fígado.

A resoluçao do vice-ministério justifica o corte da importaçao do Brasil, devido a um informe de emergência da 'Oficina Internacional de Epizootias', que indica que este último país isolou a bactéria ``Bukholderia mallei'', que é agente causador do mormo.

A suspensao seguirá vigente até que o Governo paraguaio obtenha informaçoes sobre a magnitude da doença, ``para tomar medidas de vigilância zoosanitária'' deste mal exótico da regiao, do qual somente se tem notícia na Asia'', concluiu Sánchez.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;