Márcio Bernardes Titulo
Água no chopp

Nunca participei de uma entrevista coletiva com Pelé tão insossa e chata

Especial para o Diário
22/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Nunca participei de uma entrevista coletiva com Pelé tão insossa e chata. Perdi meu tempo e boa parte do meu dia. Poderia ter ido à disputa de medalhas no vôlei de praia feminino ou acompanhado outra competição.

Os próprios assessores da Casa do Brasil, instalada aqui em Pequim e local do encontro programado de Pelé com os jornalistas brasileiros, não estavam nada simpáticos. Nem demonstravam nenhuma intenção em facilitar o nosso trabalho. A coisa chegou a um ponto que um companheiro gaúcho tentou liderar um boicote antes da solenidade.

Pelé estava com aparência sonolenta, quase monossilábico, procurando demonstrar simpatia, aliás, sua marca registrada, mas muito diferente daquele Pelé que estamos acostumados a acompanhar.

Pouco ou nada se acrescentou. A pergunta sobre quanto Pelé está ganhando para realizar este trabalho não foi respondida. É bom lembrar que toda despesa da candidatura carioca está sendo bancada pelo Governo brasileiro. Portanto, dinheiro público.

O Rei do Futebol falou sobre o seu comprometimento com a campanha Rio-2016, disse que ficou muito emocionado em carregar a tocha dos Jogos Pan-Americanos no ano passado e poupou Dunga de qualquer crítica por causa da derrota para Argentina na fase semifinal dos Jogos Olímpicos.

Só isso! Mais nada! Lamentavelmente.

Frases

"Acho a Cristiane melhor do que a Marta."
Lian Chu, jornalista chinês, que gosta mais do futebol feminino do que masculino.

"Ronaldinho tá muito ruim."
Tony Massaota, jornalista  japonês, decepcionado com o craque brasileiro.

"Será que o Dunga sobrevive?"
Aposta entre os jornalistas brasileiros em Pequim.

" Eu adoro o seu país."
Joseph Blatter, com um português perfeito, fazendo média comigo.

Falta apenas um...
As meninas do vôlei feminino seguem imbatíveis aqui em Pequim. Vitória convincente sobre a China e a chance de ganharmos o inédito ouro olímpico. Até agora o Brasil não perdeu nenhum set e está sendo apontado por todos como favorito nesta final contra os Estados Unidos. Tomara que as meninas confirmem isso.

Mãos vazias
Não imaginava que nossa dupla de vôlei de praia, Renata e Talita, fosse perder a medalha de bronze da forma como aconteceu. As chinesas Chen Xua e Xi Zhang não tiveram nenhum trabalho para vencer o jogo.Nosso vôlei de praia feminino, pela primeira vez, deixa uma Olimpíada sem medalha.

Scheidt é demais
Robert Scheidt foi além da conta. Ele tinha previsão da medalha de bronze, mas afirmou que não descartaria o ouro. Teve fortes concorrentes na classe Star e ao lado de Bruno Prada conquistou nossa primeira prata em Pequim. Scheidt era o bambambã da classe Laser, onde ganhou duas medalhas de ouro.

Sem explicação
A seleção de futebol feminino teve mais volume de jogo que as norte-americanas. Mas criou poucas oportunidades reais para marcar. O resultado em si foi injusto, mas o velho ditado cai bem para Marta & Cia. Aliás, a estrela fugiu das entrevistas quando passou pela zona mista, num gesto muito antipático.

Toque final
Janeth está em Pequim ajudando a divulgar a Rio-2016. Conversamos sobre a tragédia atual do basquete. Ela pede mais apoio aos clubes, mas não quer entrar na política interna de confederação e federações. Deixou claro que o trabalho de base precisa ser cada vez mais incentivado e prestigiado. Janeth brilha os olhos quando fala do seu Instituto que atende 750 crianças. Dali pode sair algumas estrelas do basquete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;