Setecidades Titulo
Motorista é morto e garoto vira refém
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
06/08/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


Um rapaz de 16 anos matou o motorista de um microônibus e manteve refém uma criança de 8 anos em tentativa frustrada de assalto, nesta sexta-feira, em Mauá. Ele e outro menor de 17 anos entraram no ônibus na Vila Mercedes - ponto inicial da linha - e roubaram R$ 17,70 em dinheiro e R$ 10,80 em passes, guardados pelo motorista Moacir Pereira da Silva, 35 anos. Além dos assaltantes, duas passageiras estavam no veículo. Na rua Lasar Segall, Vila Assis Brasil, o motorista parou na frente de um mercado e buzinou para chamar a atenção de guardas municipais que estavam lá. A atitude irritou o assaltante, que matou  Pereira da Silva com um tiro na altura do queixo. Os dois adolescentes foram detidos.

Após disparar contra o motorista, o rapaz de 16 anos pulou pela janela do ônibus ainda com o revólver calibre 38 na mão. Os guardas Clécio e Gonçalves foram atrás do garoto enquanto pessoas tentavam socorrer a vítima, que agonizava.

O menor infrator cansou depois de correr cerca de três quarteirões, quando chegou a um campo de futebol de várzea, perto de uma favela da Vila Assis Brasil. Um grupo de sete crianças jogava bola no campinho. Para evitar a aproximação dos guardas municipais, o rapaz pegou um menino pelo braço e encostou o revólver na cabeça dele. "Se alguém der um passo, eu mato", teria dito o assaltante, conforme versão dos guardas.

Durante cinco minutos, o menor e os guardas negociaram a rendição. "Garantimos a ele que não bateríamos nele", disse um dos guardas. O adolescente resolveu se entregar. Curvou-se lentamente e deixou a arma no chão de terra batida. Largou a criança e foi detido. Na delegacia, a polícia informou que o rapaz é fugitivo da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor). Ele e seu parceiro são de Mauá, moradores do Jardim Primavera.

O motorista do ônibus não resistiu ao ferimento. A bala que o alvejou entrou pelo queixo e saiu pela nuca. Ele morreu ainda no interior do ônibus. Polícia Militar e outros guardas foram chamados para prestar reforço à ocorrência. Um policial militar entrou no veículo para avaliar a situação das duas passageiras e encontrou o outro menor encolhido atrás de um banco. O adolescente estava desarmado e não tentou fugir.

As duas passageiras estavam em estado de choque. Uma delas, que apresentava melhores condições, aproveitou a multidão que cercou o veículo para ir embora sem se comprometer como testemunha. A outra, uma comerciante de 26 anos que vive em Santo André, foi à delegacia fornecer informações sobre o crime. Ela afirmou à polícia que se dirigia para casa no momento do latrocínio (roubo com morte).

O delegado do 2º DP de Mauá, Walter Possari, afirmou que o rapaz detido no campo de várzea confessou ter matado o motorista. "Os dois menores serão levados a uma cela especial no 1º DP de Mauá e serão apresentados à Vara da Infância e Juventude neste sábado", disse o delegado. Com o garoto, os guardas encontraram o dinheiro e os passes que teriam sido roubados do microônibus.

A linha do ônibus assaltado é intermunicipal, vai da Vila Mercedes (Mauá) até São Caetano. O veículo é de propriedade da Viação Ribeirão Pires. O fiscal Adelmo Bispo representou a companhia na delegacia. "Lamentamos muito o que aconteceu. O departamento pessoal da empresa deve cuidar da assistência à família dele (do motorista assassinado)", disse o fiscal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;