Internacional Titulo
Uribe mantém popularidade 17 meses após a posse
Da AFP
18/01/2004 | 18:40
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pelo Instituto Gallup indica Alvaro Uribe como o presidente mais popular da história da Colômbia, 17 meses depois de assumir o mandato. Cerca de 88% dos colombianos aprovam seu governo, contra 15% que reprovam.

Mil habitantes das principais cidades do país foram entrevistados entre os dias 19 e 30 de dezembro. O resultado da pesquisa teve publicação nos jornais El Tiempo de Bogotá e El Colombiano de Medellin, neste sábado.

A pesquisa foi feita antes da captura de Simon Trindad, um dos chefes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em 2 de janeiro no Equador, fato que poderia aumentar ainda mais o prestígio do presidente.

Nunca antes um mandatário havia conseguido tamanho apoio na Colômbia. Em contraste, os dois principais grupos guerrilheiros não obtêm mais que 1% de opiniões favoráveis.

A pesquisa aponta ainda que 75% dos entrevistados consideram que Uribe enfrenta corretamente as guerrilhas esquerdistas das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN). E 79% acreditam que o governo respeita os direitos humanos.

Um total de 775 dos entrevistados concordam com a estratégia antidrogas do país, que é o primeiro produtor de cocaína do mundo, com 580 toneladas ao ano.

Segundo a pesquisa, os colombianos parecem não responsabilizar o presidente por não ter conseguido, até o momento, um acordo humanitário para trocar 400 membros das Farc presos por cerca de 900 civis, militares e políticos em poder da guerrilha, dentre os quais a franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;