Cultura & Lazer Titulo
Muylaert exibe suas fotografias em mostra e livro em SP
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
09/06/2003 | 19:06
Compartilhar notícia


Fotografar também é como “escrever” com a luz. Pensando assim sobre os trabalhos que Eduardo Muylaert apresenta a partir das 19h desta terça-feira na galeria paulistana Nara Roesler, em livro e mostra, dá para ir além e dizer que ele faz da luz – e das sombras – poesia. A exposição O Espírito dos Lugares, mesmo nome da publicação, fica em cartaz até o dia 21, com entrada franca. O livro (Terceiro Nome, 200 págs., formato 23cm x 28,5cm, português/francês, R$ 80) é o primeiro de fotografia da carreira de Muylaert, paulistano de 58 anos.

A publicação, que tem projeto gráfico do artista plástico Artur Lescher, reúne 119 fotografias (todas em preto-e-branco) de diversos locais pelos quais o fotógrafo passou nos últimos dez anos. São Paulo, Rio, Salvador, Fernando de Noronha, Paris, Veneza, Nova York e Buenos Aires entre eles.

“A idéia foi apresentar os lugares como meios eternos, sem a passagem do ser humano, sem seus sussurros. São registros de um momento nos quais busquei a memória desses locais que, por sinal, estão em constante transformação”, diz Muylaert.

O livro traz cenas realizadas sobretudo no período noturno: “Fotografo mais sombras do que luzes. Sobre a opção pelo preto-e-branco, acredito que abstraindo a cor chego à essência das coisas. É um modo de ver”.

“O fotógrafo caminha com a câmera discretamente, registrando aquilo que em princípio não se dá a ver, aquilo que se entrevê: os ângulos secretos. Daí a preferência pelo preto-e-branco, pelas cenas desabitadas ou quase. O silêncio atravessa suas fotos por todos os lados, saturando-as”, escreve o crítico Agnaldo Farias na apresentação do título.

Muylaert mostra-se um fotógrafo de múltiplos olhares. Cria tanto imagens com vários elementos quanto detalhes. Trabalha o foco ou a granulação. Muitas vezes atém-se aos grafismos.

Fotografar São Paulo, Nova York e Paris, por exemplo, muitos já o fizeram. No entanto, o mérito de Muylaert em O Espírito dos Lugares reside no fato de ele conseguir conferir à sua produção fotográfica um caráter muito pessoal, uma visão peculiar. Em tempo: a mostra apresenta 50 fotografias selecionadas do livro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;