Cíntia Bortotto Titulo
Formação no Exterior

Muita gente aproveita esta época para fazer cursos fora do País. Vale a pena?

Por Cíntia Bortotto
09/07/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Em julho tenho aproveitado para falar de assuntos que possam ser aproveitados nas férias. Muita gente aproveita esta época para fazer cursos fora do País. Vale a pena? Oportunidade como essa pode lhe oferecer a chance de conhecer outra cultura, pessoas diferentes e ver o que está sendo falado e pensado no Exterior. Mas obviamente os cursos precisam ser bem escolhidos e em instituições reconhecidas. Mas como saber? Em geral, cada área ou segmento tem suas referências, é importante conversar com sua rede de contatos e com quem tem mais experiência para ver alternativas. Para facilitar darei algumas referências de instituições que podem ajudar.

IDIOMAS - Existem muitas boas escolas que oferecem desde inglês básico e intermediário até cursos de business english. Gosto da estrutura da Embassy CES, mas um bom agente de intercâmbio pode falar com bastante embasamento. Para aprender espanhol, sugiro viagem a países da América Latina, ou mesmo a Espanha. É possível encontrar programas básicos e voltados para negócios. Se você vai partir do zero para estudar o idioma, sugiro contato com o Colégio Miguel de Cervantes, que fica em São Paulo e é referência no aprendizado e na certificação de conhecimento na cultura/idioma hispânico.

ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS - Se for algo voltado à tecnologia da informação e engenharias, temos algumas faculdades que são referência, como o Instituto de Tecnologia na Califórnia, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Princeton, a Universidade de Berkeley California, a Universidade de Stanford, a Universidade de Cambridge, a Universidade de Oxford, a Universidade de Califórnia Los Angeles e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. É possível entrar nos sites e verificar os cursos de extensão e pós que permitem acesso a estudantes de fora do País. Vale lembrar que, para tecnologia da informação, também são bem vistos cursos técnicos oferecidos pelos próprios fabricantes das tecnologias, como o Oracle, SAP, etc.

HUMANAS E ARTES - As universidades tradicionais dos Estados Unidos também se destacam em humanas, mas Harvard dá lugar a Stanford. Barcelona vem se destacando como centro de estudos para arte e design e, algumas universidades na Alemanha, com destaque para a Humboldt Universität zu Berlin, também se destacam em humanidades. Na próxima semana, continuarei abordando esse assunto, com dicas para outras áreas e sobre como planejar sua viagem. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;