Política Titulo
Itamar afirma que só paga dívida externa se houver dinheiro
Do Diário do Grande ABC
09/01/1999 | 14:33
Compartilhar notícia


O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), garantiu neste sábado que só pagará a dívida externa do Estado, referente a título em eurobônus, lançados em 1994, se houver dinheiro em caixa até fevereiro, quando vence a primeira das duas parcelas do compromisso, no valor de US$ 108 milhoes.

Em tumultuada entrevista concedida pela manha no Palácio da Liberdade, Itamar disse que, embora o ministro da Fazenda, Pedro Malan, tenha assegurado que pagaria a parcela, caso Minas nao o fizesse, ninguém, a nao ser o governo estadual, pode cuidar do assunto.

``Isso é uma falácia do ministro Pedro Malan, dizendo que irá pagar um compromisso que é de Minas,' afirmou. ``Foi um acordo entre o Estado e bancos privados e nao cabe interferência constitucional do Ministério da Fazenda nesse aspecto', acrescentou.

Itamar informou que a dívida com os bancos, dos quais ele recebe um representante, no início da próxima semana, será paga apenas se houver recursos. ``Se tivermos dinheiro depois de pagar a folha do funcionalismo e a comida dos presos, tudo bem', disse.

O governador mineiro reagiu com ironia à noticia de que a moratória estadual tenha provocado queda nas bolsas internacionais e no valor dos títulos brasileiros negociados no exterior. ``Eu estou muito preocupado com minhas açoes em Tóquio, minhas particulares, minhas açoes em Hong Kong e Nova York', afirmou, sorrindo. Itamar também comentou o recado que lhe foi dado pelo presidente Fearnando Henrique Cardoso, na abertura da reuniao ministerial de sexta-feira.

O presidente classificou a atitude do governador mineiro, de suspender o pagamento e todas as dívidas por três meses, de insubordinaçao e disse que governadores teriam de respeitar a lei. ``O presidente foi meu ministro da Fazenda e o Pedro Malan era o coordenador da nossa dívida, e eles sabem que estivemos à beira de o País nao poder cumprir seus compromissos externos', disse. ``Eu tenho compromisso sociais que nao posso deixar de cumprir', acrescentou, justificando, mais uma vez, a moratória.

Itamar também criticou os governadores que estavam ao lado dele, no início, e que parecem ter recuado na questao da moratória, como o do Rio, Anthony Garotinho (PDT). Também atacou aqueles que nunca o apoiaram na iniciativa, como a do Maranhao, Roseana Sarney (PFL).

``Alguns governadores estao tartufeando, embora expressao nao seja correta', afirmou. ``Sao tartufos (homens hipócritas) da vida que querem aproveitar que Minas adotou porque sabem que seus Estados estao quebrados.' Itamar foi ainda mais específico, ao falar de Roseana. ``Ela faz a crítica à moratória, mas está doida para fazer a sua renegociaçao', ressaltou. ``Eu nao sou mais o presidente; o presidente é outro; entao, ela tem de bajular o outro e nao eu.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;