Nacional Titulo
Cartilha vai ensinar como se prevenir das drogas
Por Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 16:15
Compartilhar notícia


Até o final de julho, as contas de luz deverao anexar uma cartilha informativa sobre prevençao do uso de drogas.

A idéia é do secretário de Comunicaçao da Presidência, Andrea Matarazzo, e do secretário nacional Antidrogas, Walter Maierovitch. As negociaçoes já avançaram com a Eletropaulo que possui quatro milhoes de consumidores em Sao Paulo e, nesta semana, há encontros agendados com representantes da Light, do Rio, e da Ecelsa, do Espírito Santo.

"Estou confiante que teremos apoio das empresas porque é um assunto que preocupa a todos", afirmou Matarazzo. "Afinal de contas, quem hoje nao teme o envolvimento de um filho com drogas? Uma boa forma de estar bem informado e de maneira adequada é a cartilha", completou.

A campanha deve reunir empresas de telefonia e de energia. As telefônicas deverao se responsabilizar pela impressao do material enquanto as companhias devem ficar com a distribuiçao. A cartilha preparada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) informa sobre os diferentes tipos de drogas detalhando a respeito de maconha, cocaína, crack, merla, psicotrópicos e até álcool. Também orienta no caso de dúvida sobre como tratar um dependente.

Há menos de 20 dias, a Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU) elogiou o trabalho desenvolvido pela Senad no combate e na prevençao. Também citou o empenho dos especialistas na descoberta da rede de lavagem de dinheiro que atua no país. O tema será o principal assunto da visita dos secretários para Assuntos Internacionais de Narcóticos e Execuçao da Lei dos Estados Unidos, Rand Beers, e para Assuntos Interamericanos, Peter Romero, que estao em Brasília nesta semana.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente Fernando Henrique Cardoso deverá premiar 48 crianças e adolescentes que venceram o concurso para escolher os cartazes que vao ser utilizados na campanha nacional de prevençao do uso de drogas. Cada estudante vai receber uma caderneta de poupança com depósito de R$ 5 mil e a escola a que pertence deve ganhar equipamento completo de informática.

A cerimônia no Palácio no Planalto, além de reunir os estudantes, vai contar com a presença dos jogadores de futebol Raí, do Sao Paulo, Carlos Germano, do Santos, e Marcelinho Carioca, do Corinthians. Eles vao prestigiar o acordo entre o governo e a Federaçao Paulista de Futebol na divulgaçao da campanha. "'O presidente considera essencial que a linha da prevençao tenha como base a informaçao e a conscientizaçao", afirmou o secretário Walter Maierovitch. "Os jovens e atletas têm um papel fundamental nesse trabalho porque sao excelentes garotos-propaganda da nossa preocupaçao", completou ele.

Na cerimônia desta segunda-feira, o presidente deve anunciar que vídeos vencedores do concurso estarao à disposiçao das escolas de ensino fundamental de todo país. Sao dez vídeos diferentes selecionados por um júri, liderado pelo publicitário Alex Periscinoto, que julgou dezenas de trabalhos. A principal mensagem em todos eles é a necessidade de prevenir o uso de drogas para evitar as conseqüências que a dependência pode causar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;