Internacional Titulo
Papa João Paulo II descansa em sua casa de veraneio
Por Das Agências
08/07/2002 | 11:04
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II foi para sua casa de veraneio de Castelgandolfo nesta segunda-feira, a cerca de 30 km ao Sudoeste de Roma, onde permanecerá até setembro.

Devido a seu precário estado de saúde, o Sumo Pontífice, de 82 anos, não voltará toda quarta-feira de helicóptero ao Vaticano para sua audiência-geral semanal, como fez em outros verões.

Isto implicaria em deslocamentos a pé ou de carro muito difíceis de suportar para o Papa, que sofre de Mal de Parkinson. João Paulo II vai receber peregrinos no pátio de sua casa, como habitualmente, a cada domingo na hora do Angelus.

O papa só vai abandonar Castelgandolfo duas vezes para viajar ao Canadá, Guatemala e México do dia 23 de julho a 2 de agosto, e depois à Polônia de 16 a 19 de agosto.

Esta propriedade de 50 hectares, cinco a mais que a Cidade do Vaticano, foi construída próximo da antiga residência do imperador Domiciano. No coração do parque de Castelgandolfo, o Papa dispõe de uma piscina presenteada por católicos canadenses.

No Vaticano, não se descarta a possibilidade do Papa usá-la para movimentar os músculos, segundo os médicos. Há vários meses, João Paulo II está praticamente paralítico. Salvo alguns passos, geralmente se move sobre um estrado, empurrado por dois funcionários do palácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;