Internacional Titulo
Ex-vereador basco é condenado por seqüestro
Da AFP
10/10/2003 | 13:22
Compartilhar notícia


Um ex-vereador do Herri Batasuna (HB), nome antigo do atualmente ilegal partido radical basco Batasuna, foi condenado nesta sexta-feira a 33 anos de prisão por cumplicidade no seqüestro e assassinato do também vereador Miguel Angel Blanco, que pertencia ao Partido Popular (PP, direita). O crime foi cometido pela organização separatista armada basca ETA, em 1997.

Fontes judiciais informaram que Ibon Muñoa foi considerado culpado por ter hospedado três membros do ETA que seqüestraram e mataram Blanco, prefeito de Ermua, cidade do País Basco (norte). A promotoria havia pedido 24 anos de prisão para Muñoa, mas a Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, o condenou a 33 anos.

O partido Batasuna, denominado anteriormente Euskal Herritarrok (EH) e Herri Batasuna (HB), foi declarado ilegal em março passado pelo Tribunal Supremo por considerá-lo braço político do ETA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;