Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Viktor Yushchenko é anunciado oficialmente presidente da Ucrânia


Da AFP

10/01/2005 | 21:47


O pró-ocidental Viktor Yushchenko foi declarado oficialmente vencedor das eleições presidenciais da Ucrânia, segundo os resultados definitivos revelados nesta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Central. Depois da recontagem completa das cédulas, Yushchenko obteve 51,99% dos votos enquanto que seu adversário, o ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovitch, somou 44,2% dos votos. 

Gritando "Yush-chen-ko" cerca de 30 deputados da oposição, que assistiam à reunião da comissão, homenagearam o vencedor, balançando uma enorme bandeira laranja, cor da campanha pró-ocidental. "Este é o dia mais feliz da minha vida", declarou o parlamentar Petro Porochenko. "A Ucrânia mostrou que é um país europeu. Hoje temos um novo país e um novo governo", comemorou.

Do outro lado, o deputado representante de Yanukovich na comissão eleitoral, Nestor Shufrich, , prometeu recorrer imediatamente do resultado na Suprema Corte e no tribunal internacional. "Infelizmente, o resultado foi estabelecido com violações da lei eleitoral e da Constituição. Muitos eleitores não puderam votar. Falaremos disso amanhã ou depois de amanhã na Suprema Corte", disse aos membros da comissão.

"A Suprema Corte colocará todos os pingos nos is e mostrará a diferença entre falsificações e eleições democráticas", respondeu o deputado pro-Yushchenko Yuri Kliuchkovski, referindo-se ao turno anterior das presidenciais, de 21 de novembro.

"Na votação do dia 26 de dezembro de 2004, Viktor Yushchenko foi eleito presidente da Ucrânia", anunciou o dirigente da Comissão, Yaroslav Davydovich. Foi eleito, mas não assumiu o cargo. Yushchenko já havia sido proclamado presidente dois dias depois da eleição, mas não pôde assumir a função devido aos recursos abertos pelo candidato pró-russo derrotado, Viktor Yanukovich.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;