Internacional Titulo
EUA descartam necessidade do Japão ter armas nucleares
Do Diário OnLine
Com AFP
27/10/2006 | 07:30
Compartilhar notícia


O embaixador dos Estados Unidos em Tóquio, Thomas Schieffer, declarou nesta sexta-feira que não vê a necessidade do Japão ter armas nucleares, apesar de não descartar uma futura discussão do tema.

Depois do teste nuclear norte-coreano de 9 de outubro, os líderes japoneses, entre eles o chefe da diplomacia japonesa, Taro Aso, passaram a defender a idéia de um debate público sobre a possibilidade de o Japão buscar uma defesa atômica. No entanto, todos reconhecem o compromisso do Japão de nunca "possuir, produzir ou armazenar" armamentos nucleares.

"Os Estados Unidos compreendem muito bem os três princípios não-nucleares do Japão, os quais estão de acordo com os objetivos da política exterior americana", declarou o embaixador Schieffer. "Do nosso ponto de vista, fomos capazes de trabalhar (com o Japão) no âmbito desses princípios e não vemos hoje qualquer necessidade de modificar a situação", acrescentou.

Mas Washington não faz qualquer objeção sobre a existência de um debate público sobre o tema no Japão, seu principal aliado na Ásia. "O que os japoneses discutem entre eles ou com seu governo só diz respeito aos japoneses. Não corresponde aos Estados Unidos definir o que os japoneses devem ou não fazer", disse o diplomata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;