Os pedidos de máquinas do setor privado no Japão, excluindo as encomendas voláteis para navios e de empresas de energia elétrica, aumentaram 3,4% em novembro em relação a outubro, ajustados sazonalmente, de acordo com dados publicados pelo governo japonês.
O número contrastou com a previsão de analistas, que era de queda de 0,3% no comparativo mensal.
Segundo o banco alemão Deutsche Bank, o dado sinaliza "uma recuperação nos investimentos em capital antes da decisão sobre a taxa de juros do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) nesta semana".
Na semana passada, o presidente do BoJ, Kazuo Ueda, disse que a instituição discutirá um possível aumento na taxa de juros nos próximos dias, caso a melhora econômica e nos preços continue.
Ueda afirmou que, se essa tendência persistir, o BoJ ajustará as condições monetárias. Já o vice-presidente Ryozo Himino havia antecipado que a alta dos juros será abordada na reunião de política monetária dos dias 23 e 24.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.