Caso a determinação seja desrespeitada, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multa diária de R$ 1 milhão. Na ação, Zveiter argumentou que o consumidor, "em posição de desvantagem, não pode ficar à mercê de reajustes unilaterais e abusivos, os quais superam, em muito, os índices inflacionários".
"Os reajustes de até 41,7% nas tarifas de telefonia provocaram inconformismo de toda a sociedade, em especial de políticos, ministros e sindicalistas, em flagrante prejuízo aos consumidores se aplicados aos contratos que estes mantém com as operadoras de telefonia", acrescentou Zveiter.
O aumento das tarifas foi autorizado na última semana pela Anatel, o órgão que regula o setor de telefonia, com base na variação do IGP-DI dos últimos 12 meses. Apesar de a proibição do reajuste valer apenas para o Rio de Janeiro, poderá servir de base para ações semelhantes em outras regiões do país.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.