Cultura & Lazer Titulo
Cassetas em ação
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
31/08/2006 | 21:43
Compartilhar notícia


Bussunda despede-se. E faz isso em grande estilo na comédia Seus Problemas Acabaram, a segunda aventura cinematográfica – três anos depois de A Taça do Mundo É Nossa – do septeto que idealiza e executa o Casseta & Planeta, Urgente!. Morto em junho deste ano, aos 43 anos, o humorista Cláudio Besserman Vianna interpreta quatro personagens no novo filme. Um, o zé-povinho e barango Lindauro das Dores se dá muito bem. Leva para a cama ninguém menos que Luana Piovani depois de ingerir uma espécie de afrodisíaco milagroso das Organizações Tabajara. Isso é que é despedida!

Tudo bem que o mesmo elixir tem um baita efeito colateral. Atrai, além das senhoritas, cachorros no cio. E essa dor de cabeça de Lindauro é o gatilho de ação da trama realizada por José Lavigne, diretor também do programa semanal que a trupe tem na TV.

As Organizações Tabajara, empresa que industrializa todo tipo de futilidades de necessidade básica, sofre um processo comandado pelo advogado Botelho Pinto (Murilo Benício), que acusa a empresa de propaganda enganosa e de lesar consumidores, entre os quais o tal Lindauro encarnado por Bussunda e um outro sujeito que teve as nádegas transferidas para a região da virilha depois de usar uma máquina redutora de barriga, comercializada pela Tabajara.

Seus Problemas Acabaram, dedicado pela produção a Bussunda nos créditos finais, é comprovante filmado de que o Casseta tende a ser o Monty Python brasileiro. Tal qual o grupo britânico de humoristas que rendeu programas de TV e filmes como A Vida de Brian e Em Busca do Cálice Sagrado, a trupe global procura a crítica de costumes contemporâneos e a impiedade com cânones, além da assimilação do humor de botequim.

Do mesmo modo que o Python, os sete cassetas interpretam uma miríade de personagens. São cerca de 60, entre os quais figuras famosas como Seu Creysson, Fucker e Sucker, Capitão Calcinha e surfistas seqüelados, e outros nem tanto, como o Zé Pequeno vivido por Hélio de la Peña que dá um novo e hilário sentido à frase que virou slogan de Cidade de Deus: “Zé Pequeno, o cara...”.

Ao mesmo tempo que representa a consagração do humor serial do grupo (afinal, filme é também investimento de imagem), Seus Problemas Acabaram consagra o mal da piada pronta. Em mais de um instante, na tentativa de desordenar uma estrutura narrativa do filme de julgamento, que acaba como eixo central da história, são implantados na trama personagens e situações que já cansaram de tão exploradas pelo programa televisivo. É o risco de perpetuação, o risco de transformar Casseta em Zorra Total, o risco de tornar a irreverência passada em reverência presente, o risco de deixar a iconoclastia do humor pela comédia doutrinária.

CASSETA & PLANETA – SEUS PROBLEMAS ACABARAM (Brasil, 2006). Dir.: José Lavigne. Com Beto Silva, Bussunda, Claudio Manoel, Helio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira, Reinaldo, Maria Paula, Murilo Benício, Luana Piovani, Juliana Paes, Marcos Pasquim. Estréia nesta sexta-feira no ABC Plaza 8, Shopping ABC 5, Extra Anchieta 9, Mauá Plaza 2, Central Plaza 4 e circuito. Duração: 80 minutos. Classificação etária: 14 anos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;